Um novo ano está começando e é chegada a hora de voltar ao batente. Mas, embora voltar a trabalhar seja uma alegria para algumas pessoas, para a maioria a iminência de retomar as preocupações e tarefas intermináveis causa arrepios. Deixar as viagens e o descanso de lado pode ser penoso. Em alguns casos, a aflição é tanta que afeta a saúde: é a chamada depressão pós-férias. Calcula-se que 23% das pessoas sofrem com o problema, cujos principais sintomas são a angústia (89% dos casos), dores pelo corpo (87%), cansaço (83%) e ansiedade (83%), de acordo com dados da Associação Internacional de Gestão de Estresse. Casos diagnosticados de depressão precisam de acompanhamento de um profissional. Nos demais, que somam a maioria, algumas mudanças na rotina e nos hábitos podem dar conta do recado. Se o desânimo e a preguiça estão tomando conta, experimente testá-los. – O preparo começa antes de sair para as férias. Procure planejar o seu descanso investindo em atividades que o deixam relaxado e renovam suas energias – isso varia de pessoa para pessoa. A dica é fazer o que você gosta. Se a viagem para a praia é uma obrigação por causa dos filhos, programe atividades agradáveis no local: leia, caminhe, veja filmes, etc. – Antes de sair, resolva tudo o que puder no trabalho, sem deixar tarefas acumuladas. Lembre-se que agora você está no embalo; ao voltar, pode ser mais estressante resolver tudo. – Se você está viajando, procure voltar alguns dias antes para reorganizar a vida. Resolva os problemas de casa (compras, limpeza, roupa suja das férias, etc.) e relembre os compromissos e projetos que deixou antes de viajar. – Recomece devagar e retome a rotina aos poucos. Nada de assumir milhares de compromissos logo no primeiro dia e passar horas ininterruptas trabalhando. Faça uma lista de prioridades e resolva primeiro o que é urgente. Aproveite o horário de almoço e os intervalos para descontrair. – Nós funcionamos muito bem quando há uma recompensa. Estipule algumas recompensas para você nas primeiras semanas. Vá ao cinema, almoce no seu lugar preferido ou compre um presente simples para você mesmo. Invista em coisas que dão prazer. – A dica vale também para a sua saúde. Retome as atividades físicas e uma alimentação leve e saudável. Se você não tem esse hábito, aproveite o clima de recomeço para testar novas atividades e hobbies: a caminhada e o yoga, por exemplo, combatem o stress e ajudam a manter o bom humor. – Se a angústia estiver grande, procure lembrar se ela já existia antes das férias. O desconforto pós-férias é absolutamente normal e passageiro. Mas, se a insatisfação com o trabalho é duradoura, ela pode ser sinal de que há algo errado. Reavalie a sua carreira e suas perspectivas. Quem sabe não é hora de buscar algo mais prazeroso?




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