A trilha sonora na hora de praticar corrida ou fazer trilhas pode ser uma ótima aliada para ajudar a concluir os treinos, dar um gás quando necessário, ou mesmo animar o trajeto. Hoje, há aplicativos disponíveis que, além da oferta das músicas, ainda ajudam a mensurar e melhorar o desempenho. O casal de corredores Julio Bertini Neto, engenheiro, e Luana Le Grazie, nutricionista, já correram a São Silvestre e fazem uso de alguns aplicativos para ajudar na hora do treino. Confira a seguir os aplicativos indicados por eles.

Run Keeper

O App Run Keeper tem diversas funções, como mostrar estatísticas detalhadas sobre ritmo, distância, tempo e calorias queimadas. Com ele é possível também controlar as músicas que deseja ouvir e tirar fotos do percurso, além de estar conectado com as redes sociais. Para Julio, a ferramenta é boa, mas limitada. “O aplicativo não me dá opção de colocar uma distância como objetivo, me avisando quando completo o trajeto”, conta.

run

Prós

– Interface simples; – Estatísticas detalhadas; – Compartilhamento com redes sociais; – Reprodutor de músicas.

 Contras

– Não permite estabelecer objetivos.  

Nike Running

O aplicativo da Nike é um dos mais completos disponíveis. Além das funções mais comuns, ele dispõe da função coaching, que oferece opções de treinos para o seu nível de corrida e dicas de treinamento. Com ele também é possível estabelecer objetivos e receber um aviso sonoro a cada quilometro percorrido. “Quando eu mudei para o Nike Running foi melhor, porque ele é muito completo”, destaca Julio. nike1nike2nike3

Prós

– Sincronizações de informações com redes sociais; – Monitoramento completo dos dados de suas corridas; – Reprodutor de músicas; – Loja de produtos da Nike integrada; – Interface bonita e intuitiva.

Contras

– Difícil execução em aparelhos mais básicos.   Comece a Correr  O aplicativo Comece a Correr é ótimo para iniciantes. Ele gera quatro planos especiais de três treinos por semana, de aproximadamente 30 minutos cada, numa mistura de corrida, trote, caminhada e descanso. Além de medir as estatísticas de tempo, ritmo e percurso percorrido, ainda possibilita ouvir músicas enquanto corre.

comece

Prós

– Estatísticas detalhadas; – Reprodutor de músicas; – Compartilhamento em redes sociais.

 Contras

– Limitado caso o seu nível de corrida já seja mais avançado.  

Wikiloc

Para quem pratica trekking, esse aplicativo será muito útil. Ele serve para mapear as trilhas – basta instalar o aplicativo, fazer um cadastro com algumas informações e alguns ajustes nas configurações. Depois, é só clicar em Gravar Trilha, escolher qual a modalidade da atividade (o Wikiloc possui modalidades como Quadriciclo, Mountain Bike, Moto Trial, Escalada, Trekking e CaniCross), e mapear todo o caminho percorrido durante a trilha. Ao fim do percurso, ainda existe a possibilidade de avaliar o grau de dificuldade da trilha, visualizar o tempo gasto, a velocidade média e a variação de altitude ao longo do trajeto, além de colocar fotos e informações sobre a trilha.

wiki

Prós

– Facilidade de uso; – Possibilidade de compartilhamento de trilhas com usuários de todo o mundo; – Utiliza o Google Earth como imagem de fundo; – Importa e exporta tracklogs no formato GPX (com opção de compartilhamento via redes sociais). Porém, para usar a função de busca por trilhas de outros usuários, é necessário fazer a assinatura do serviço Search Pack. – Opção em português.

 Contras

– Não é compatível com sensores de cadência e monitores cardíacos.   

Maverick

O Maverick é um bom aplicativo para mapas e GPS do sistema Android. Ele permite a gravação dos seus caminhos no formato GPX (compatível com Google Earth) e compartilhamento da posição atual ou planejada nas redes sociais, além de informar uma série de dados, como altitude, velocidade, latitude, longitude e bússola. Possui uma série de mapas diferentes com destaque para o de transportes urbanos, que pode ajudar os viajantes a se guiarem, e o mapa para ciclistas, que mostra as lojas de bicicleta por perto. maverick

Prós

– Muitas utilidades para quem viaja bastante ou faz trilhas; – Interface completa; – Existe versão paga, ainda mais completa.

 Contras

– Um pouco complexo para quem não está acostumado com as ferramentas disponíveis.  

Veja também:

https://www.deville.com.br/blog/viagem-e-turismo/apps-para-viagem/    




Veja também

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Home office está surpreendendo os empresários

Reserva online