Férias, sol, calor, família, amigos, diversão. Para muitos, tudo isso é sinônimo de praia no início de cada ano. Mas então o que fazer? Será que vale a pena comprar uma casa no litoral? Para o economista Humberto Pontes, há vários fatores a serem analisados. “Um deles está relacionado a quanto tempo será necessário para quitar o financiamento, caso a compra tenha sido realizada desse modo. O outro é o custo que se terá a cada ano com o imóvel (IPTU, luz, água, gastos extras). A depreciação ou a valorização também devem ser observadas, além do planejamento sobre o que fazer com a casa de praia ou apartamento após a temporada de veraneio”, detalha. Ele lembra que ainda podem surgir gastos extras, como  limpeza para conservação do local e com a segurança do imóvel. Afinal, muitos balneários são pouco frequentados após a temporada, o que facilita a ocorrência de furtos. Optar por comprar uma casa na praia, segundo ele, vai depender da quantidade de pessoas, do tamanho do imóvel, da quantidade de tempo passado ali e de quantas pessoas ajudarão com as despesas. E, como cada temporada é diferente da outra, muitos fatores sempre estarão sujeitos a mudanças.

Vantagem de ficar em hotel

Levando esses aspectos em consideração, Pontes diz que muitas vezes ficar hospedado em um hotel acaba sendo mais vantajoso do que o investimento numa propriedade. “Além de todas as situações já citadas, a comodidade e a possibilidade de planejar a temporada sem se preocupar o ano inteiro com o imóvel e dentro do orçamento esperado vale muito a pena”, aconselha. A vantagem de ficar em hotel é que já estão inclusas as despesas com alimentação (pelo menos o café da manhã, na maior parte das vezes), pernoite, limpeza, manutenção e outros benefícios. “Atualmente, com a entrada de muitos brasileiros para a classe média, a opção de se hospedar em um hotel se tornou mais viável. É possível se programar com a quantidade de dias e o melhor período para isso, dentro de um orçamento pré-determinado. É claro que cada caso é um caso, e todas as situações precisam ser analisadas, mas se hospedar em hotel é uma excelente opção a ser pensada”, finaliza. Se você está propenso a investir, confira as dicas sobre pessoas que decidiram morar na praia.

Hotéis Deville pelo país

Opção litorânea ou urbana, a rede Deville tem hotéis em Salvador, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Cascavel, Guaíra e Guarulhos.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online