Arrumar as malas para viajar nem sempre é tarefa fácil. Aquela desagradável sensação de “esqueci alguma coisa” fica rondando, incomodando. Como ninguém quer começar as férias com preocupações, consultamos a personal organizer Andrea Ibrahim para montar um check list e simplificar a tarefa. As quantidades são para quatro dias, mas o mesmo número de peças pode ser estendido para sete dias se você optar por tecidos fáceis de lavar e que sequem rápido. Essa, aliás, é a primeira dica. Vamos às outras:

Dicas gerais

– Os tecidos, além de fáceis de lavar, devem ser fáceis de passar também; – Escolha peças que combinem entre si; – Opte por cores neutras, principalmente nas calças, saias e bermudas; – Coloque sapatos em saquinhos para que não sujem as roupas; – Acondicione produtos líquidos em sacos plásticos; – Leve shampoo, condicionador e outros cosméticos em embalagens pequenas; – Leve um saco grande na mala para trazer as roupas sujas separadas; – Verifique as políticas de bagagem para o voo; – Identifique sua bagagem.

Homens

– 1 bermudão ou calça capri; – 2 camisetas polo; – 3 camisetas de malha; – 1 calça jeans e 1 casaco fino para o caso de o tempo mudar; – 1 par de chinelos de dedo; – 1 par de sapatênis ou mocassim; – 4 cuecas; – 1 pijama; – 1 cinto de lona; – Aparelho de barbear.

Praia ou piscina

– 2 sungas ou bermudas; – Chapéu ou boné.

 Mulheres

– 1 vestido de tecido leve que possa ser usado no final da tarde com rasteirinhas e em um jantar à noite, trocando acessórios e colocando uma sandália de salto; – 5 a 6 tops ou camisetas. Varie os modelos para ter mais opções; – 1 calça jeans e 1 casaco fino para o caso de o tempo mudar; – 1 saia ou minissaia; – 1 bermuda; – caso goste, 2 ou 3 vestidos frescos, para usar de dia; – 4 calcinhas; – 1 sutiã de cor neutra com alças que mudam; – 1 camisola; – Um par de meias para dormir com ar-condicionado ligado; – 1 par de rasteirinhas; – 1 par de chinelos de dedo; – 1 par de sandálias de salto; – bijuterias; – acessórios para os cabelos; – kit básico de maquiagem: um jogo de sombras, rímel, lápis de olho e batom. Lembre-se que verão pede pouca maquiagem; – produto para retirar maquiagem.

Praia ou piscina

– 2 biquínis. Uma boa forma de aumentar suas opções é levar um liso e um estampado, em cores que combinem; – 2 a 3 cangas; – 1 chapéu; – 1 bolsa de praia, de preferência de tecido lavável.

Para todos

– Nécessaire com escova e pasta de dentes, fio-dental, escova/pente, shampoo, condicionador, desodorante, perfume, hidratante; – Documentos: identidade, habilitação, passaporte, passagem, carteira do plano de saúde, dinheiro; – Protetor solar e labial; – 1 saquinho para colocar roupas molhadas; – Remédios de uso contínuo ou frequente; – Celular e outros eletrônicos que queira, com seus carregadores; – Óculos de sol.

Casos específicos

– Se você malha, leve 1 muda de roupas de ginástica e 1 par de tênis; – Se vai praticar esportes específicos, pode precisar de roupas especiais ou equipamentos. Mas confira antes se o hotel ou local que oferece o passeio fornece os equipamentos; – Roupa e sapatos para festa, caso necessário; – Se aprecia leitura, leve livros e revistas. Mas lembre-se que livros ocupam espaço e são pesados, então só leve se você realmente tem o hábito de ler.




Veja também

Qual melhor forma de realizar uma apresentação para clientes?

4 vinícolas para visitar na serra catarinense

Reserva online