Assim como os computadores, o smartphone salva em sua memória arquivos, fotos e vídeos que podem fazer com que o sistema operacional comece a funcionar de forma cada vez mais lenta, além de gastar mais bateria do que é necessário para manter o aparelho ligado. Para que ele continue a funcionar corretamente, a recomendação é deletar os arquivos que não serão mais usados – e nem sempre isso precisa ser feito manualmente. Nem todo mundo sabe, mas alguns arquivos são salvos temporariamente nos smartphones – como as páginas de alguns aplicativos e jogos e acabam ocupando um espaço desnecessário. Montamos uma lista com opções de aplicativos para limpar os arquivos do seu smartphone fazendo uma varredura e limpando tanto arquivos temporários quanto os que você quer que sejam eliminados definitivamente. Conheça:

Battery Doctor

Além de gerenciar o uso da bateria, o app mostra ao usuário em quais aplicativos a carga está sendo mais utilizada. Além disso, o Battery Doctor copia todas as pastas do smartphone, apagando arquivos desnecessários e liberando espaço na memória. É compatível com IOS.

Clean Master

Exclusivo para Android, o aplicativo verifica toda a memória do aparelho e elimina os arquivos temporários, liberando espaço. Com dois toques já é possível deletar uma grande quantidade de dados, além de verificar e remover os “resíduos” deixados por aplicativos que já foram desinstalados do smartphone. O app é gratuito.

1 Tap Eraser

No 1 Tap Eraser  (“borracha” em um toque, no inglês), são quatro opções para limpar dispositivos já instalados. O diferencial do aplicativo é verificar nos históricos de chamadas e mensagens de texto quais informações podem ser descartadas, além de zerar dados de navegação e busca nos aplicativos do Gmail e do Google Maps. Está disponível somente para Android.

ProtectStar iShredder Pro

O aplicativo está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e ajuda a apagar os dados do seu smartphone de maneira definitiva. Pressionando apenas um botão, o aplicativo faz uma busca em todos os arquivos e ainda atua na recuperação de arquivos que foram apagados manualmente.

MobileGo

Diferente dos outros aplicativos, o MobileGo gerencia os arquivos salvos no smartphone por meio de um PC com Windows. A diferença é que o programa oferece backup dos dados. O MobileGo pode ser testado por 30 dias em sua versão gratuita e depois se torna paga.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online