Anote na sua agenda virtual: 2025 vai ser o ano em que conheceremos o futuro. O Global Agenda Council, do Fórum Econômico Mundial, consultou mais de 800 executivos e especialistas da indústria da tecnologia numa pesquisa sobre o futuro dos softwares e da sociedade. O “momento da mudança” será 2025, conforme o estudo. Conheça 10 das tecnologias que vão transformar o mundo:

1- Roupas conectadas

Relógios, pulseiras e até anéis inteligentes são só o começo. Em 2022, 10% das pessoas vão usar roupas conectadas à internet. Com os chips, as peças poderão, por exemplo, rastrear crianças e “entregar” quem não toma banho diariamente.

2- Um mundo em seus olhos

Esqueça o Google Glass. Em 2023 seus próprios olhos serão conectados aos dispositivos eletrônicos.

3- Smartphone implantável

Nada de carregar seus celulares por aí. Em 2025, segundo o estudo, estará disponível o primeiro smartphone para implantar no corpo humano. Também será possível identificar doenças e rastrear pessoas, entre outras coisas, por meio de dispositivos no corpo.

4- Adoção dos Bitcoins

A previsão é que em 2023 alguns tipos de cobranças, como impostos, sejam pagas com Bitcoins – moeda virtual desvinculada de bancos. A tecnologia poderia evitar fraudes. Em 2027, conforme a pesquisa, 10% do PIB mundial estaria convertido na moeda.

5- Evolução da impressora 3D

Muitas empresas já estão tentando usar outros materiais – além do plástico – nas impressoras 3D. Em 2022 pode sair o primeiro carro totalmente “impresso”. 2024 seria o ano em que a “bioimpressão” permitiria imprimir fígado para transplante. No ano seguinte, você poderá imprimir em casa 5% dos produtos consumidos.

6- Cidades inteligentes

Sensores vão facilitar a vida nas cidades. Em 2026 o mundo terá a primeira cidade com mais de 50 mil habitantes a abolir os semáforos. Tudo, até estradas e serviços como o recolhimento do lixo, poderá ser conectado à internet.

7- Carro sem motorista

Empresas como a Google e a Audi já trabalham para desenvolver carros autônomos. A previsão é que, em 2026, 10% dos veículos não precisem de motorista para rodar.

8- Economia solidária

A tendência é que ela se fortaleça. Em 2025 deve haver mais caronas do que deslocamentos em carros particulares.

9- Casa conectada

Em 2024, mais de 50% do tráfego de internet será destinado à automação dos lares. Eletrodomésticos, sistemas de segurança, luzes e aparelhos eletrônicos poderão ser controlados à distância. Ou do sofá mesmo. Já em 2022, 1 trilhão de sensores estarão conectados no mundo. É a chamada internet das coisas, em que qualquer produto físico pode estar conectado a infraestruturas de comunicação. Saiba mais aqui. (LINK PARA A MATÉRIA DE INTERNET DAS COISAS)

10- Robôs em cargos de decisão

O estudo prevê que, em 2025, 30% dos cargos de escritório poderão ser ocupados por ferramentas de Inteligência Artificial. No ano seguinte, um membro eletrônico deve chegar pela primeira vez ao conselho de uma empresa.




Veja também

O que as empresas aéreas estão fazendo para melhorar a experiência do passageiro?

465 anos de São Paulo: confira a programação completa dessa festa

Reserva online