Não há dúvidas que o inverno rende lindas paisagens e programas especiais. Curitiba é a capital mais fria do Brasil e possui infinitas programações. O turismólogo e um dos criadores do Curitiba Free Walking, Rafael Caon, separou os seus 10 lugares preferidos para conhecer o frio curitibano como ninguém.

1. Bares e restaurantes badalados – Rua Itupava

A rua se transformou em um point boêmio da cidade. Localizada no charmoso bairro do Alto da XV, a Itupava oferece variadas opções de restaurantes e barzinhos. Para um bom jantar, opte pelo italiano Délio ou a Forneria Copacabana. 

O Velho Oriente serve comida árabe com excelência. Se desejar um pouco de agito, o Bar Citra ou o Ambiental são uma boa pedida. Já para uma cerveja gelada, fique com o Cana Benta ou o Menina Zen.

2. Ciclovia – Passeio Público e Ópera de Arame

Uma maneira saudável, ecológica e divertida de se conhecer uma cidade é alugar uma bicicleta. Curitiba tem muitas ciclovias e, se você não conta com a sua bike, a Cicles Jaime, no Passeio Público (em frente ao Memorial Árabe), aluga bicicletas. 

De lá, siga a ciclovia, passe pelo Portal Polonês na Av. Cândido de Abreu e pedale até a Opera de Arame. Vale uma parada no  Bosque do Papa e no Parque São Lourenço.

3. Centro Cultural – Paço da Liberdade

Este belo edifício recentemente revitalizado é atualmente o centro cultural mais interessante de Curitiba. O Paço foi a antiga Prefeitura nos anos 20, quando Cândido de Abreu iniciou a transformação urbana de Curitiba.

Atualmente, o espaço conta com café, teatro, sala de exposições e cinema. Vale a pena também visitar à noite, quando as luzes deixam o Paço da Liberdade ainda mais charmoso.

4. Passeio a pé – Rua Comendador Araújo

Os antigos Barões da Erva Mate decidiram, no início do século XX, construir seus palacetes nesta linda rua. Saindo da Praça Osorio, no centro, um passeio a pé até a Avenida do Batel revela casarões restaurados, igrejas, lojas bacanas e cafés. 

A Comendador fica mais agitada no fim do dia, quando os executivos descem de seus escritórios para o happy hour. Se deseja um programa cultural ao invés de happy hour, o Itaú Cinemas, no Shopping Crystal, oferece filmes variados. O nosso hotel em Curitiba fica localizado nesta rua.

5. Experiência Gastronômica – Mercado Municipal de Curitiba

Um programa típico curitibano é fazer compras e almoçar no renovado Mercado Municipal da cidade. O mercado ganhou melhorias para receber os visitantes durante a Copa do Mundo de 2014 e um passeio por lá ficou ainda mais agradável. 

Entre todas as opções disponíveis, alguns boxes merecem atenção especial: o café do mercado, com variados blends; as lojinhas Japonesas, cheias de guloseimas exóticas e deliciosas e a cachaçaria, com produtos locais.

Sem falar nas casas de massas, adegas especializadas e boxes com frutas, verduras e pimentas. Vale subir até o Mercado de Orgânicos, único do gênero no país. Se estiver faminto, não faltam bons restaurantes por lá.

6. Natureza dentro da cidade – Parque Barigui

Mesmo nos dias mais frios, vale a pena conhecer. Curitiba é uma metrópole com 3 milhões de habitantes que conseguiu garantir amplos espaços verdes aos seus moradores. O parque Barigui é um dos maiores, com boas opções de lazer. 

Se estiver no pique, a pista de 5km ao redor do lago é bem frequentada pelos runners e ciclistas. Para um passeio mais calmo, você pode caminhar até o bar do deck ou a Casa Amarela para uma cerveja gelada com uma bela vista.

7. Comidinhas e Happy Hour – Largo do Gaúcho

Point diário de skatistas curitibanos, o Gaúcho, como é conhecido pelos locais, recebe este nome em função da tradicional sorveteria ali localizada. A movimentada pista de skate e diversos bares com comidinhas típicas ao redor ficam lotados nos finais de semana ensolarados. 

Além de um ambiente agradável, o espaço disponibiliza deliciosas opções de alimentação. Como o sorvete do Gaúcho, mas antes de provar o sorvete do Gaúcho, experimente os bolinhos do Bar do Pudim são garantia de uma boa experiência gastronômica.

8. Casa de Samba – Sociedade 13 de maio

Muitos locais e visitantes se fixam na imagem europeia de Curitiba esquecendo-se de que no Sul também tem samba! Saindo da rotina dos bares do Batel, aos sábados, a Sociedade 13 de Maio é palco de uma animada festa de samba no centro Histórico. 

O momento reúne pessoas de diversas idades e regiões da capital paranaense. É uma mistura de tribos e gringos que se divertem, dançam e cantam músicas tradicionais. Além disso, o local também conta com um salão, bar e jardim externo.

9. Feira Gastronômica – Batel

Todos os sábados, na Rua Carneiro Lobo, vários foodtrucks se reúnem para oferecer uma ampla variedade gastronômica de vários países. Por lá, pode-se provar desde o Acarajé, até um Pierogui, o pastel polonês, bem típico da capital paranaense.

10. Feira Gastronômica – Praça da Ucrânia

Nos mesmos moldes da feirinha do Batel, a feira da Praça da Ucrânia acontece no charmoso bairro Bigorrilho às sextas-feiras à noite. É mais movimentada e tem mais opções de comidas.

Mas, se você não suporta o frio e só de pensar em passar frio, quase enlouquece. Não se preocupe, pois o Hotel Deville Business Curitiba é 100% climatizado para garantir o conforto de seus hóspedes.

 




Veja também

Veja os cuidados que a Rede Deville está tomando para garantir a segurança dos hóspedes durante a pandemia

3 sopas criativas para esquentar o estômago no inverno

Reserva online