A preocupação com a sustentabilidade do planeta não é apenas sua. A Rede de Hotéis Deville preocupa-se com o assunto e vem investindo em medidas de economia de água e energia ao longo dos últimos dez anos. “As gerações futuras dependem das decisões que nós tomarmos hoje. Todas as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, precisam ter essa consciência, não dá mais para empurrar a resolução desse problema para amanhã”, enfatiza Vivaldo de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Rede. Além de todas as ações já implementadas nos hotéis (confira abaixo), recente reunião de diretoria decidiu pela ampliação dos sistemas de geração de energias alternativas, como a solar, e processos de reutilização de água – já existentes no Deville Prime Campo Grande. Os planos são para curto e médio prazo. É a Rede Deville pensando em um futuro mais sustentável para todos.  

Roupa de cama e banho

Há cerca de dez anos os hóspedes da Rede Deville têm a oportunidade de colaborar com o meio ambiente de uma maneira simples. Em todos os hotéis é possível optar pela troca ou não das roupas de cama e toalhas. Ao diminuir a lavagem dos enxovais, há economia de água, energia e redução da poluição, porque uma menor quantidade de produtos químicos vai para a rede de esgoto.

Lâmpadas

A substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED começou há cerca de quatro anos nos hotéis da Rede. O projeto ainda está em execução, com as lâmpadas sendo trocadas aos poucos.

Tecnologia

A atualização de máquinas e equipamentos dos hotéis leva sempre em questão a economia de energia, com a opção por produtos com tecnologia avançada e mais econômicos. As unidades de Salvador (BA), Guarulhos (SP) e Campo Grande (MS), por exemplo, já contam com centrais de ar-condicionado de alta eficiência energética.

Reaproveitamento da água

Em Salvador, a água que seria descartada desse sistema de ar-condicionado é reaproveitada, nesse caso para o aquecimento da água dos hóspedes.

Geradores

As unidades contam com conjuntos geradores de energia, que entram em funcionamento durante os horários de pico de consumo. A medida reduz os custos e a dependência de uma energia que hoje, com a ativação das usinas termoelétricas, já não é mais limpa.

Energia solar

O Deville Prime Campo Grande, o mais novo hotel da rede, conta com placas para coleta de energia solar, usadas no pré-aquecimento da água e para abastecer pequenos aparelhos.

Captação de água da chuva

Também em Campo Grande o Deville capta água da chuva para usar na irrigação, lavagem de garagem e áreas de serviço.

Bomba de calor

Em Salvador foi instalada uma bomba de calor para aquecimento de água dos chuveiros dos hóspedes. A bomba economiza energia porque retira o calor do ambiente e o transfere para a água.




Veja também

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Home office está surpreendendo os empresários

Reserva online