Situada no extremo oeste do Paraná, Guaíra é hoje uma das cidades fronteiriças mais importantes do país. Embora sua população seja de apenas 32 mil habitantes (segundo o Censo de 2016), a 41ª do estado, a cidade possui um grande papel da história não apenas do Paraná como também do Brasil. Vamos mergulhar na história e conhecer mais sobre Guaíra?

1556: A região é ocupada pelos espanhóis

Logo após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao território que viria a ser o Brasil, a região onde hoje fica Guaíra não recebeu muita atenção por parte dos colonizadores portugueses. Tanto que, décadas depois, foram os espanhóis os primeiros europeus a chegarem à região, até então dominada pelos indígenas.

1620: Os portugueses conseguem dominar a área

Depois de décadas de domínio espanhol, quando Missões Jesuíticas tinham como objetivo catequizar os índios, com base nos preceitos da igreja Católica, os portugueses são capazes de tomar a região. O controle se deu principalmente devido à ação dos bandeirantes paulistas, que assolavam a região, destruindo as propriedades dos espanhóis e escravizando os índios que tinham sido catequizados nas reduções jesuíticas.

1750: O Tratado de Madri delimita as fronteiras do Paraná

Cerca de 130 anos após a dominação portuguesa de fato que a região do Paraná passou a fazer parte oficialmente dos territórios de Portugal na América. Em 1750, foi assinado o Tratado de Madri, em substituição ao Tratado de Tordesilhas, que havia sido firmado mais de 250 anos e deixava o que é hoje território paranaense para os espanhóis. O documento traçou as fronteiras brasileiras mais ou menos do jeito que conhecemos hoje, mas sem incluir a região de Guaíra.

1872: Guaíra é oficialmente parte do Brasil

Mais de um século ainda se passaria até que a área que hoje corresponde a Guaíra fosse finalmente anexada ao Brasil. Até então, o território permanecia sob controle espanhol, como parte do Paraguai. O conflito travado entre os dois países mais Argentina e Uruguai conhecida por nós como Guerra do Paraguai (1864-1870), no entanto, mexeu com as fronteiras da região, fazendo com que Guaíra viesse para o lado de cá do traçado por meio do Tratado de Limites.

1952: Guaíra é elevada ao status de município

Depois de virar oficialmente brasileira, a área de Guaíra ainda levaria várias décadas até virar uma cidade. Primeiro, foi considerada um distrito do município de Foz do Iguassú (que na época se escrevia assim, com ss e acento mesmo). Apenas em 1951 que houve o desmembramento de Foz, dando origem a importantes cidades atuais, como Cascavel, Toledo e, é claro, Guaíra.




Veja também

Os pratos mais deliciosos do Deville Prime Cuiabá

5 destinos da Região Centro-Oeste para você conhecer

Reserva online