Reunião de negócios é uma excelente oportunidade para se destacar, mas é preciso saber se comportar da forma correta. Independente do seu cargo, todo profissional precisará em algum momento da carreira participar de uma reunião de negócios. Seja para apresentar uma ideia, um produto ou até mesmo vender os serviços da sua empresa para o cliente, é importante saber como se portar.

Como ter sucesso em uma reunião de negócios?

Para muitos, fica difícil controlar o nervosismo que situações como essa podem causar. Para outros, a falta de naturalidade e espontaneidade é o que mais incomoda. Conheça algumas estratégias para manter o controle e posicionar-se bem durante uma reunião de negócios:

Perfeição não é tudo!

Se você está se preparando para sua primeira grande reunião, certamente quer que tudo saia como planejado, incrivelmente perfeito, certo? Claro que tudo tem que dar certo, porém é preciso aprender a aproveitar situações que podem lhe render mais sucesso naquilo que está sendo executado. Por exemplo, apresentar ideias é ótimo e necessário, mas conversar com o cliente durante a reunião e ir moldando a apresentação de acordo com o desejo dele pode fazer com que o projeto seja melhor recebido do que aquele idealizado na sua cabeça. Saiba ouvir!

Exponha sua confiança!

Um dos grandes erros de muitos marinheiros de primeira viagem é deixar sua confiança de lado. Se você foi chamado para uma apresentação ou reunião, certamente é porque você tem conhecimento e é bom no que faz. Por isso, confie em si mesmo. A partir do momento em que você se impuser no modo de falar e na postura assertiva, você estará mostrando o quanto é confiante não apenas aos demais, como a si mesmo. Dessa forma, você evoluirá gradativamente a cada apresentação.

Adapte a sua linguagem

É importante entender que cada cliente possui uma forma de entender o seu conteúdo. Por isso, é importante que você estude não só o conteúdo, mas também o público que estará na reunião. É preciso compreender quem serão seus ouvintes e montar um discurso voltado para aquele público. Para deixá-los mais interessados, você deverá providenciar uma oratória que tenha nuances, com um pouco de humor e emoção, além de expressões faciais e corporais adequadas.

Tenha empatia

A falta de empatia é outro problema recorrente, que poderá levar à falta de engajamento. Por mais que você entenda do assunto, ninguém está ali apenas para ouvir sobre a excelência dos serviços, é preciso saber conduzir uma reunião de forma leve. Nesse caso, procure também escutar as ideias do cliente, entender suas dúvidas e solucionar seus problemas. Não exagere na performance, seja natural!

Treine, sempre!

Se você se sente inseguro ainda, saiba que é normal, tudo que precisamos fazer só se aperfeiçoa através de prática e treino. Aprenda as técnicas certas, estude, busque métodos e pense diferente. Dessa forma, você vai se tornar o protagonista da reunião, mas de uma forma autêntica. Gostou dessas dicas? No mundo dos negócios, é preciso ter muita calma e sabedoria para lidar com tudo o que pode acontecer, por isso, prepare-se!  




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