Gastronomia

Um pouco de tofu

Por Administrador em 22 de agosto de 2014

Originado na China, há cerca de dois mil anos, o tofu é um produto feito a partir do leite de soja, rico em proteína e de alto valor biológico. É considerado um aliado na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer de mama e próstata, cardiovasculares e osteoporose. Também conhecido como queijo de soja, pode ser utilizado na dieta de quem quer controlar ou perder peso, devido ao baixo valor calórico. E por ser altamente proteico, é frequentemente incluído no cardápio dos vegetarianos para substituir a ausência dos alimentos de origem animal. “O tofu é riquíssimo em proteínas de alto valor biológico e é fonte de compostos fotoquímicos, de ação antioxidante, vitaminas e minerais. Apresenta baixo valor energético, de carboidratos, é fonte de gorduras insaturadas e tem baixo teor de gorduras saturadas”, diz Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e bem-estar. Produzido a partir do leite extraído dos grãos de soja, coagulado com cloreto de magnésio e nigari, o tofu possui um grupo de substâncias vegetais chamadas de fitoestrógenos. Entre esses componentes está a isoflavona, de estrutura parecida ao estrogênio, que é benéfica à saúde do ser humano. Câncer de mama, reto, próstata, pulmão, cólon e estômago podem ser prevenidos por meio da ação das isoflavonas. Bruna diz que estudos realizados sobre o tofu apontam a contribuição do alimento para o equilíbrio hormonal feminino, que é capaz de aliviar sintomas da menopausa, melhorar a função cognitiva e reduzir a incidência de osteoporose, devido à grande presença de cálcio na sua formulação. “As isoflavonas ajudam na prevenção de osteoporose em mulheres no período de menopausa, uma vez que neste período, com a queda do estrogênio, há perda de cálcio pelos ossos”, explica. O coração também é beneficiado pelas isoflavonas, pois ajudam na redução do colesterol total, do LDL colesterol, de triglicérides e diminuem o risco da coagulação sanguínea. O tofu só é contraindicado para pessoas alérgicas à soja. “Pode ser consumido cru, refogado, grelhado, como substituto de queijos brancos, em preparo de molhos e patês, em recheios de tortas e panquecas, sopas e onde mais desejar – já que é um ingrediente bastante versátil”, destaca Bruna. Para exemplificar a versatilidade do produto, a nutricionista passou uma receita de tofu grelhado. Confira: TOFU GRELHADO Ingredientes ¼ de xícara de chá de molho shoyo com baixo teor de sódio 2 colheres de chá de óleo de gergelim 1 colher de sopa de mel orgânico 1 colher de sopa de vinagre de arroz 1 colher de chá de gengibre fresco ralado 1 colher de chá de alho amassado 250g de tofu cortado em 8 fatias Óleo de gergelim para untar Preparo Em uma vasilha, misturar o molho shoyo, o óleo de gergelim, o mel, o vinagre de arroz, o gengibre e o alho. Acrescentar o tofu em fatias e passar no molho. Cobrir e levar à geladeira por cerca de 1 hora. Untar uma frigideira antiaderente e levar ao fogo médio para grelhar. Rendimento: 4 porções Valor calórico: 80 Kcal por porção




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