Você gosta de cozinhar, mas tem preguiça ou pouco tempo para cuidar de várias panelas ao mesmo tempo, sem contar toda a sujeira na hora de lavar a louça? Uma boa solução para esse problema são as receitas de uma panela só, cada vez mais populares entre os amantes de culinária. 

Além da praticidade – usar uma panela só é muito mais fácil do que lidar com duas ou três, esse tipo de receita ainda costuma ser mais rápido, a salvação de quem quer cozinhar, mas tem pouco tempo entre uma tarefa e outra – sem contar a tão sonhada quantidade limitada de louça. Veja abaixo duas receitas de uma panela só para fazer uma refeição rápida e prática:

Galinhada

Ingredientes

1 cabeça de alho amassada

1 frango caipira pequeno sem pele, em pedaços, com pé e pescoço

500g de arroz

1 pimentão amarelo pequeno picado

1 pimentão vermelho pequeno picado

1 tomate sem pele picado

1 cebola pequena picada

Meia lata de milho verde

1 caldo de galinha

1 colher de sobremesa de açafrão

Modo de Preparo

Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, doure o alho e depois adicione o frango e deixe que ele cozinhe, mexendo sempre até dourar. Coloque água aos poucos para que a carne cozinhe bem.

Quando o frango estiver bem cozido e sem água, junte o arroz e o açafrão e mexa bem. Junte os pimentões, o tomate, a cebola picada, o milho verde, a água com o caldo de galinha e deixe cozinhando até a água secar e o arroz ficar cozido.

Risoto de Shitake com Mignon

Ingredientes:

Para o Shitake:

1 dente de alho picado

1 colher de sopa de manteiga

100 g de Shitake

1 colher de sopa de Shoyu

Sal

Pimenta do Reino

Para o risoto:

1 litro e meio de caldo de legumes ou de carne que pode ser caseiro ou industrializado – neste caso, dilua um tablete ou um envelope em um litro e meio de água;

1 colher de sopa de manteiga;

Meia cebola picada;

150g de filé mignon em cubinhos temperado com antecedência de pelo menos 1 hora;

1 xícara de arroz próprio para risoto (arbóreo ou carnaroli);

2 colheres de sopa de cheiro verde;

Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Refogue um dente de alho picado ou espremido em uma colher de sopa de manteiga. Faça isso em fogo bem baixo, para o alho não dourar. Junte 100g de Shitake, uma colher de sopa de shoyu, sal e pimenta do reino a gosto. Quando o cogumelo murchar, desligue o fogo e reserve.

Mantenha o caldo fervendo ao lado da panela em que vai fazer o risoto (a receita vai toda em uma panela, mas você vai precisar de outra para ferver o caldo!). Refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar, apenas para murchar. Junte a carne e mexa até dourar. Junte o arroz e misture bem. Adicione uma concha do caldo e mexa sem parar (em fogo baixo) até quase secar. Repita esta operação, concha por concha, até o arroz ficar bem macio. A quantidade de caldo usado pode variar dependendo da panela usada e do fogão.

Misture o shitake e adicione o cheiro verde. Verifique o sal e polvilhe a pimenta do reino.




Veja também

3 sopas criativas para esquentar o estômago no inverno

5 museus internacionais para conhecer do conforto do seu lar

Reserva online