Receitas em uma panela só: veja quais são as vantagens dessa maneira prática de cozinhar

Por Maria Eduarda em 21 de Fevereiro de 2020
Você gosta de cozinhar, mas tem preguiça ou pouco tempo para cuidar de várias panelas ao mesmo tempo, sem contar toda a sujeira na hora de lavar a louça? Uma boa solução para esse problema são as receitas de uma panela só, cada vez mais populares entre os amantes de culinária.
Além da praticidade – usar uma panela só é muito mais fácil do que lidar com duas ou três, esse tipo de receita ainda costuma ser mais rápido, a salvação de quem quer cozinhar, mas tem pouco tempo entre uma tarefa e outra – sem contar a tão sonhada quantidade limitada de louça. Veja abaixo duas receitas de uma panela só para fazer uma refeição rápida e prática:
Galinhada
Ingredientes
1 cabeça de alho amassada
1 frango caipira pequeno sem pele, em pedaços, com pé e pescoço
500g de arroz
1 pimentão amarelo pequeno picado
1 pimentão vermelho pequeno picado
1 tomate sem pele picado
1 cebola pequena picada
Meia lata de milho verde
1 caldo de galinha
1 colher de sobremesa de açafrão
Modo de Preparo
Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, doure o alho e depois adicione o frango e deixe que ele cozinhe, mexendo sempre até dourar. Coloque água aos poucos para que a carne cozinhe bem.
Quando o frango estiver bem cozido e sem água, junte o arroz e o açafrão e mexa bem. Junte os pimentões, o tomate, a cebola picada, o milho verde, a água com o caldo de galinha e deixe cozinhando até a água secar e o arroz ficar cozido.
Risoto de Shitake com Mignon
Ingredientes:
Para o Shitake:
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manteiga
100 g de Shitake
1 colher de sopa de Shoyu
Sal
Pimenta do Reino
Para o risoto:
1 litro e meio de caldo de legumes ou de carne que pode ser caseiro ou industrializado – neste caso, dilua um tablete ou um envelope em um litro e meio de água;
1 colher de sopa de manteiga;
Meia cebola picada;
150g de filé mignon em cubinhos temperado com antecedência de pelo menos 1 hora;
1 xícara de arroz próprio para risoto (arbóreo ou carnaroli);
2 colheres de sopa de cheiro verde;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Refogue um dente de alho picado ou espremido em uma colher de sopa de manteiga. Faça isso em fogo bem baixo, para o alho não dourar. Junte 100g de Shitake, uma colher de sopa de shoyu, sal e pimenta do reino a gosto. Quando o cogumelo murchar, desligue o fogo e reserve.
Mantenha o caldo fervendo ao lado da panela em que vai fazer o risoto (a receita vai toda em uma panela, mas você vai precisar de outra para ferver o caldo!). Refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar, apenas para murchar. Junte a carne e mexa até dourar. Junte o arroz e misture bem. Adicione uma concha do caldo e mexa sem parar (em fogo baixo) até quase secar. Repita esta operação, concha por concha, até o arroz ficar bem macio. A quantidade de caldo usado pode variar dependendo da panela usada e do fogão.
Misture o shitake e adicione o cheiro verde. Verifique o sal e polvilhe a pimenta do reino.