Hotéis Deville

Experimente o Pintado na Telha, prato típico de Guaíra

Marketing Deville • nov. 25, 2021

Crédito da imagem: Hotéis Deville


Se você tem uma viagem agendada para Guaíra, no Oeste do Paraná, não deixe de degustar o Pintado na Telha. O prato regional é o carro-chefe do Restaurante Café Deville, que fica dentro do Hotel Deville Express Guaíra e é aberto tanto para hóspedes como moradores. O pintado é um peixe da região, encontrado no Rio Paraná e, além de saboroso, reúne muita tradição: é a base da alimentação dos índios da região (que o pescam facilmente com arco e flecha), com temperos e condimentos dos espanhóis que chegaram ao local no século XV, além do preparo na telha de barro, conferindo um sabor especial. 


Camila Terron, gerente operacional do Hotel, conta que o filé é cozido no forno, junto ao molho que é colocado na telha por 50 minutos. “A argila ou o barro, matéria-prima para a confecção de panelas e outros utensílios, é alcalina e atóxica, interage com a acidez dos alimentos, neutralizando e equilibrando o pH e tornando os alimentos mais saudáveis e muito mais saborosos. A telha é utilizada para o cozimento e faz parte da nossa história, tem inspiração na cultura indígena, já que a argila era a principal matéria-prima dos objetos das tribos. De forma irregular e produzida pelos índios com argila da região, é própria para o cozimento”, explica. 


O prato é individual ou para duas pessoas e o ideal é reservar com antecedência, direto na recepção do hotel, no restaurante ou pelo telefone (44) 3642-1617. O restaurante é aberto todos os dias com serviço à la carte a partir das 19h. Além do peixe, o molho é composto por pimentão, cebola, tomate, azeite de dendê, leite de coco e açafrão e acompanha farofa de banana, arroz branco e pirão. 


Como curiosidade, o pintado pode alcançar pesos próximos a 80kg e quase 2 m de comprimento. Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. É apreciado por sua carne nobre e muito saborosa, com textura firme, mas suave, branca e sem espinhos. É um peixe muito proteico, em uma porção de 100g de carne de pintado, podemos encontrar 152 calorias, 0% carboidratos, 2g de gordura e 30g de proteínas. 


Para saber outras dicas de turismo em Guaíra, clique AQUI

 

Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Por Marketing Deville 08 ago., 2022
Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
Por Marketing Deville 01 ago., 2022
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Por Marketing Deville 19 jun., 2022
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Pantanal: para conhecer e se encantar
Por Marketing Deville 22 mai., 2022
Pantanal: para conhecer e se encantar
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
Por Marketing Deville 01 mai., 2022
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
3 dicas do que fazer em Cascavel
Por Marketing Deville 17 jan., 2022
Três passeios que você não tem como deixar a cidade de Cascavel sem conhecer.
Ver mais
Share by: