Web Eventos

Os benefícios do alho para uma dieta saudável

9 de outubro de 2017

Presente nos mais variados pratos do dia a dia, o alho nem sempre tem sua importância notada. Mesmo assim, ele se destaca como um alimento completo, uma vez que conta com praticamente todas as vitaminas e sais minerais de que nosso organismo precisa. Por isso, prepare a panela e veja as principais vantagens que o alho traz à nossa saúde:

Melhora a circulação

O alho tem propriedades anticoagulantes, que se devem ao alto teor de vitamina B. Este nutriente é capaz de reduzir os níveis da homocisteína, um aminoácido relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e a problemas cardiovasculares.

Reduz o colesterol ruim

A alicina é o princípio ativo do alho, responsável pelos seus benefícios medicinais (e pelo odor característico também). A substância é uma aliada do sistema cardiovascular, e pode até ser utilizada como tratamento complementar da pressão alta. Pesquisas indicam que consumir um alho por dia pode diminuir o colesterol ruim em até 9%.

Beneficia a pele

Por ser rico em antioxidantes, o alho é capaz de proteger e regenerar a pele. As substâncias do bulbo combatem o envelhecimento precoce ao estimular a renovação celular. Além disso, o alimento ainda pode tratar a acne: uma receita caseira para solucionar o problema é colocar alho espremido sobre a área da pele afetada.

Atua como descongestionante

Você sofre de sinusite e está sempre com tosse e catarro? Pois saiba que tudo isso pode ser tratado com infusões e outros remédios naturais feitos com alho, além de mel, limão, gengibre ou eucalipto. Ainda há a possibilidade de desobstruir as vias aéreas ao respirar o vapor d’água liberado por infusões quentes de alho e eucalipto, por exemplo.

Evita gripes e resfriados

Neste mesmo tópico, o alho é capaz até mesmo de evitar gripes e resfriados, uma vez que aumenta a nossa imunidade ao fortalecer o sistema imunológico. Como é um antibiótico natural, o alimento estimula a produção de glóbulos brancos e consequentemente protege a saúde contra vírus invasores, como o da gripe comum.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas