Um dos grandes momentos de toda viagem é, sem dúvida, provar a culinária do país de destino. Que tal conhecer os melhores lugares para provar uma deliciosa gastronomia?

Conhecer novos lugares, culturas, costumes, tradições, pontos turísticos e tantos outros motivos nos fazem arrumar as malas e embarcar para uma viagem em busca de conhecimento e aventuras.

Porém, não há como negar que, ao visitar outro país, estado ou cidade, a gastronomia acaba se tornando um ponto de descobrimento muito interessante. Afinal, a partir da culinária, é possível conhecer muito sobre os costumes de um povo.

Para os amantes da gastronomia

Pensando nisso, separamos alguns lugares que você não pode visitar de verdade sem conhecer a culinária local. Vamos à lista?

  1. Amsterdã, Holanda

Existem alguns pratos muito famosos em Amsterdã, e o stamppot é um deles. Esse purê de batatas amassadas com diferentes tipos de vegetais é extremamente saboroso e pode agradar todos os paladares.

Stroopwafel

Se você é fã de doces, não se esqueça de provar a patisserie holandesa, principalmente o stroopwafel, um biscoito dividido em duas metades grudadas por um caramelo. Uma delícia!

  1. Buenos Aires, Argentina

Você provavelmente já ouviu falar das famosas carnes argentinas, certo? Elas são sim diferentes, suculentas e muito bem temperadas. Visitar a Argentina sem provar seu delicioso bife de chorizo é um erro muito sério. Por isso, aproveite!

Empanadas

A Argentina também é muito famosa por suas deliciosas empanadas, fritas ou assadas, sem contar as papas fritas, feitas de uma forma diferente da que estamos acostumados no Brasil com as famosas batatas fritas, mas inegavelmente deliciosas, estufadinhas e com um sabor muito interessante. Por isso, esses petiscos também devem estar no seu roteiro gastronômico.

  1. Madri, Espanha

Você já ouviu falar do cocido? Esse é um dos pratos mais famosos da região madrileña e tem como protagonista o grão-de-bico acompanhado com diversas carnes, verduras e embutidos.

E que tal tomar uma caña e comer um bocadillo de calamares? Parece estranho, mas caña é como um copo de cerveja pequeno e o bocadillo de calamares é um pão com lula empanada, uma combinação interessante e muito saborosa.

  1. Phuket, Tailândia

Além de muito bonita devido às belas praias, Phuket possui uma gastronomia muito rica e criativa, segundo a própria Unesco. Por lá, a comida de rua é uma verdadeira atração.

Um dos pratos típicos mais conhecidos é o chu chee pla, um peixe assado no vapor envolto em folha de bananeira. Além disso, você pode provar um doce diferente, o roti kluai khai, que é feito com banana e ovo frito, leite condensado e açúcar ou calda de chocolate.

  1. Manaus, Brasil

A culinária do norte do Brasil é uma das mais tradicionais e exóticas do país. Ela é baseada em ingredientes típicos da região e representa uma expressão da cultura local.

O tacacá é um delicioso prato muito famoso nessa região. Trata-se de um caldo de camarão, folha de mandioca e iguarias do Norte. Que tal explorar as delícias da região?

  1. Peru

A culinária peruana como um todo é apreciada mundialmente e, por isso, qualquer região deste país encantador lhe oferece uma gastronomia autêntica e saborosa.

Existem alguns pratos exóticos, mas muito saborosos como cuy (carne de porquinho da índia) e a carne de lhama. Além disso, o prato mais famoso do país sem dúvida alguma é o autêntico ceviche.  

  1. Roma, Itália

Nem só de pizza e massa vive a culinária italiana, embora esse seja o primeiro pensamento quando falamos dos pratos da terra da bota. Existem outros sabores muito apreciados na Itália e que devem ser conhecidos!

O carciofi alla giudia, por exemplo, é um prato feito com alcachofra frita e mergulhada no azeite, e é um dos mais famosos na região. Além disso, você pode provar o abbachio pasquela, que são costeletas de cordeiro e suco de limão ou ao alho e alecrim.

  1. Salvador, Brasil

Não há como negar que a culinária nordestina se destaca nesse imenso país em que vivemos. Um dos grandes motivos disso deve-se ao fato da grande mistura de sabores e aromas que fazem parte da gastronomia da região.

Você não pode deixar de provar o tradicional acarajé, além do vatapá, abará, caruru e tantos outros pratos de peixe e camarão preparados com azeite de dendê e feijão-de-corda.

  1. Paris, França

Quando o assunto é gastronomia, Paris destaca-se pela forte presença de escolas gastronômicas. Por conta disso, a culinária francesa foi declarada pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Foie gras

Se estiver de passagem pelo país, não deixe de começar a manhã com um delicioso croissant, comer um crepe admirando a torre Eiffel e jantar um delicioso foie gras acompanhado de um bom vinho.

  1. Lisboa, Portugal

Visitar Lisboa e não provar o bacalhau do brás e os famosos pastéis de nata é como ir para a praia e não colocar o pé na água. Eles são os pratos mais típicos e conhecidos da região e devem estar presentes em seu cardápio.

Para saborear essas delícias, você pode simplesmente sentar em uma das tradicionais Tascas de Lisboa ou ir até a famosa Pastéis de Belém, local que deu origem ao prato típico.

Agora que você já está com água na boca, já pode preparar o roteiro, arrumar as malas e ir satisfazer seu apetite, afinal, viajar é sempre um momento de conhecer coisas novas e provas novos sabores. Aproveite e bom apetite!




Veja também

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Os destinos desconhecidos mais incríveis da América Central

Reserva online