Descubra o que uma taça de vinho realmente pode fazer por você e seu bem-estar

É muito comum ouvir que uma taça de vinho faz bem para a saúde, não é mesmo? Mas você sabe por que o vinho pode nos ajudar a ter uma vida mais saudável? A bebida possui elementos que podem realmente contribuir para a saúde, mas algumas das afirmações feitas a respeito dos benefícios do vinho não são exatamente condizentes com a realidade.

Veja abaixo algumas verdades e alguns mitos a respeito do vinho e a nossa saúde:

Vinho branco X Vinho tinto

É normal ouvir que somente o vinho tinto faz bem para a saúde. Embora esse tipo de vinho realmente seja mais abundante em polifenóis, bioativos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, vinhos brancos também possuem seus trunfos. Um estudo de 2015, publicado nos Annals of Internal Medicine, mostrou que enquanto os bebedores de vinho tinto possuem níveis maiores de colesterol HDL, o tipo bom, os bebedores de vinho branco desfrutam de melhores níveis de açúcar no sangue.

Uma taça antes de dormir?

Outra frase muito comum é a que diz que uma taça de vinho antes de dormir auxilia no sono. Muito embora o álcool tenha a capacidade de nos deixar mais sonolentos, o sono que vem depois de seu consumo pode não ser necessariamente bom. Outro estudo, publicado em 2015 na revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research, revelou que o álcool causa aumento do sono profundo no início da noite, mas também perturbações durante a noite, maior número de despertares durante o sono e mais tempo gasto acordado posteriormente.

Aliado contra a demência

O vinho é um excelente aliado contra doenças da mente, nisso não há nenhum mito. Um estudo de 2015 publicado na revista Alzheimer’s Association Alzheimer & Dementia descobriu, por exemplo, que o resveratrol, o polifenol mais comum encontrado na bebida, pode ajudar a retardar o Alzheimer.

Outro estudo, publicado em 2011 pelo periódico Oxford Academic Age and Aging, constatou que o consumo de álcool está associado a uma menor incidência de demência. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma certa quantidade de álcool tem um efeito protetor contra a demência, devido em grande parte ao antioxidante resveratrol presente no vinho.

Um bom vinho, bebido sempre com moderação, pode ser muito relaxante e ainda ajudar com a saúde!




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online