Os pratos típicos de festa junina ganham destaque em uma das festas mais populares do país.

Quem não é apaixonado por festa junina? As danças, roupas características, comemorações em todos os lugares, feirinhas e, claro, os deliciosos pratos típicos deixam essa época ainda mais bonita e saborosa. Para tornar a festa junina ainda mais especial, hoje nós iremos ensinar o modo de preparo de 3 pratos típicos dessa época tão querida.

Vamos cozinhar?

Quentão

Falou em festa junina, falou em quentão. Essa típica bebida é uma das características mais marcantes dessa festa popular brasileira. Confira como fazer:

Ingredientes:

4 xícaras de chá de aguardente; 3 limões cortados em rodelas finas; 3 laranjas cortadas em rodelas; 2 xícaras de chá de suco de laranja; 1 colher de chá de cravo-da-índia; 4 pedaços de gengibre cortados em pequenos pedaços; 4 canelas em pau.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela grande. Em seguida, leve ao fogo médio e ferva por 10 minutos. Sirva com as rodelas de frutas ou, se desejar, coe antes de servir. Se você preferir, pode fazer a receita sem álcool, basta substituir a aguardente por suco de uva!

Pamonha

O milho verde é um dos ingredientes mais usados nos pratos típicos de festa junina. Hoje você aprenderá a fazer pamonha, confira:

Ingredientes:

24 espigas de milho verde com a palha; 3 xícaras de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente; 1 xícara de chá de leite.

Modo de preparo:

– Retire a palha das espigas, sem rasgá-las e reserve-as; – Rale o milho em ralo grosso e aos poucos, bata no liquidificador até ficar bem triturado; – Coloque numa tigela e junte o restante dos ingredientes. Misture bem e, se necessário, coloque mais leite; – Dobre as laterais da palha para o centro, sobrepondo uma à outra; – Dobre a parte inferior para cima e encha com cerca de 1/2 xícara de chá da mistura de milho; – Envolva com outra palha de milho e dobre a parte superior para baixo, amarrando com tiras da própria palha; – Ponha os pacotinhos numa panela com água fervente; – Cozinhe até a pamonha endurecer.

Pé de moleque

O pé de moleque é um dos doces mais tradicionais das festas juninas e certamente não pode faltar em sua mesa para as comemorações da tradicional festa. Saiba como fazer:

Ingredientes:

1 xícara de chá de água; 2 xícaras de chá de amendoim torrado e sem pele; 600 gramas de rapadura; Manteiga para untar.

Modo de preparo:

– Corte a rapadura em pedaços e coloque em uma panela grande com a água; – Leve ao fogo alto (200º a 220ºC), mexendo às vezes até a rapadura derreter e começar a ferver; – Pare de mexer e continue cozinhando até atingir o ponto de bala dura; – Unte uma superfície lisa com manteiga; – Junte o amendoim e retire do fogo; – Mexa com uma colher de pau até a calda começar a engrossar e ficar opaca; – Despeje a mistura sobre a superfície untada e espalhe-a com uma espátula; – Quando começar a endurecer, corte o doce em retângulos; – Deixe esfriar e, depois, guarde em um recipiente bem fechado. Com essas três receitas típicas de pratos de festa junina, você já pode preparar o festerê e chamar os amigos para aproveitar essa festa com você. Aproveite!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online