Sim, é possível fazer uma ceia de Ano Novo muito mais saudável, fugindo dos tradicionais pratos que costumam ser calóricos e nada nutritivos.

Aqui separamos algumas dicas para tornar a última refeição do ano mais saudável e para que você não fuja da dieta que tanto lutou o ano todo.

Como preparar uma ceia saudável?

É muito importante que a ceia seja planejada com base nos grupos alimentares, ou seja, sem exageros e com apenas uma opção para cada grupo. Que tal algumas dicas?

Atente-se às carnes

Existem três tipos de carne que são muito comuns nas festas de fim de ano: peru, chester e tender. Porém, não há necessidade de fazer todos de uma vez, pois dessa forma haverá um excesso de proteína na mesa.

Apesar das carnes serem magras e boas para o consumo, escolha apenas uma opção, o que evitará um consumo exacerbado. Além disso, carnes de porco, como pernil e lombinho, assim como a bacalhoada, são tão bons para a saúde quanto as aves e podem ser uma forma de variar o cardápio.

Os temperos são importantes

Uma dica muito importante é evitar comprar carnes já temperadas, pois as opções naturais são mais saudáveis. Além disso, escolher os temperos da forma correta garante uma qualidade maior ao prato, assim como evita ingredientes pouco saudáveis.

Aposte em: alho, vinho branco, suco de laranja, cravo, ervas e especiarias mais fortes para realizar o tempero. Além disso, evite usar óleo para assar as carnes, prefira papel-manteiga para o forro e o papel alumínio por cima.

O que fazer com as farofas?

A farofa é um item indispensável nas ceias de Natal e de Ano Novo, não é mesmo? Não há quem dispense uma boa farofa. Porém, ela pode ficar muito melhor se, no lugar da margarina, utilizarmos o azeite, pois assim reduz a quantidade de gorduras presente no prato.

Além disso, vale a pena misturar a farinha de mandioca com algumas colheres de farinhas de aveia e de linhaça, pois assim a quantidade de nutrientes serão maiores, uma vez que elas são ricas em fibras, vitaminas, proteínas e ácidos graxos.

Cuidado com a sobremesa

As sobremesas das festas de fim de ano são repletas de leite condensado e creme de leite e não precisamos nem dizer quão prejudicial ao organismo e à dieta esse tipo de alimento é, certo? Por isso, a principal dica é consumir o menos possível.

Além disso, se houver a possibilidade de evitar esses ingredientes, substituindo por opções com menos gordura e menos caloria, não pense duas vezes. Caso não haja a possibilidade, não se esqueça de apostar nas frutas como uma forma de sobremesa.

Agora que você já sabe que é possível fazer uma ceia de Ano Novo muito mais saudável e saborosa, siga nossas dicas e aproveite sem culpa!




Veja também

Por que tirar um ano sabático? Veja 5 motivos!

Como fazer check-in online?

Reserva online