A diversidade culinária da América Latina é responsável pelo surgimento de pratos deliciosos que se tornaram marca registrada de alguns países.

Ao longo de toda história do continente latino-americano, a mistura de influências indígenas, africanas e europeias criou raízes e deixou marcas. A culinária é um dos exemplos mais claros dessa influência.

Que tal conhecer alguns pratos típicos da América Latina?

Puchero

Esse prato é muito comum na Argentina, Peru e Colômbia. A iguaria consiste em um caldo cozido a partir de carne de boi, frango ou porco, bacon, carne de sol, além de vegetais como ervilha e batatas.

Arepa

A Arepa é um prato feito à base de farinha de milho, típico da Venezuela, Panamá e Colômbia. Normalmente é servida frita ou assada, e existem diversos tipos de recheios como queijo, carne assada ou frango.

Tamales

Típicos nas mesas de Natal no Panamá, a receita consiste em uma massa de milho com recheio de frango ou carne de porco. Sua preparação envolve cebola, pimentão e tomate, e a massa é cozida lentamente. Para finalizar o processo, costuma ser envolto em folhas de bananeira.

Chiles en Nogada

Muito comum em setembro, quando se celebra a independência do México, o prato surgiu pela primeira vez para entreter o general Agustín de Iturbide enquanto ele aguardava para assinar o documento que libertaria o país.

A iguaria é preparada com frutas, carne de porco moída e molho de nozes. É um dos pratos mais elaborados da culinária mexicana.

Mofongo

Apesar do nome estranho, o prato típico de Porto Rico é feito a partir de bananas verdes fritas e servido com abacate e caldo de galinha. Uma delícia!

Feijoada

Como falar de pratos típicos da América Latina, sem falar da nossa tradicional feijoada? Com forte influência africana, é feita com feijões pretos que são cozidos junto com diversos tipos de carne de porco e de boi.

Patacones

Prato tipicamente colombiano, o Patacones leva poucos ingredientes e tem como grande estrela do prato a banana da terra. Elas são fritas temperadas com alho e ficam uma verdadeira delícia.

Esses pratos são para deixar a gente com a barriga roncando de fome, né? Um mais gostoso que o outro. Por isso, se for para algum dos países listados anteriormente, não deixe de pedir esses clássicos da culinária do nosso continente.




Veja também

Os pratos mais deliciosos do Deville Prime Cuiabá

5 destinos da Região Centro-Oeste para você conhecer

Reserva online