Hotéis Deville

5 pratos tipicamente gaúchos que você precisa provar

Webmaster CMS • nov. 24, 2021
destinos incríveis - Blog Deville

Por Lucas Raganhan em 24 de novembro de 2021


Crédito da imagem: Hotéis Deville


A culinária gaúcha possui pratos deliciosos que, certamente, você deveria experimentar


Se você já visitou o Rio Grande do Sul, sabe que o estado é famoso por sua cultura e pela incrivelmente saborosa gastronomia.


Porém, engana-se quem pensa que os pratos tipicamente gaúchos resumem-se a churrasco e chimarrão. A região é dona de uma vasta cozinha, repleta de sabores diferentes e que agradam a todos os paladares.


Qual provar primeiro?

Precisamos dizer que a culinária gaúcha é uma das mais ricas do Brasil, principalmente pela influência de imigrantes italianos, alemães, portugueses, espanhóis e africanos.


O resultado dessa mistura são doces deliciosos, carnes saborosas e pratos que deixam gaúchos e turistas com água na boca. Vamos conhecer os mais marcantes?


Matambre recheado

O matambre recheado é tipicamente gaúcho, mas também é muito famoso em países vizinhos como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Esse suculento prato é feito com um corte da estrutura muscular do boi, sendo bastante fino. O recheio do matambre fica por conta de um conjunto de salsa picada, fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos, azeite e sal. A iguaria pode ser assada no forno ou no bafo.


XIS

XIS Gaúcho ou somente XIS, para os íntimos, é o legítimo sanduíche rio-grandense. A primeira diferença dele para os demais está no tamanho, são quase vinte centímetros de diâmetro!

Além disso, o lanche é preparado com um pouco de tudo: pão, alface, tomate, milho, ervilha, queijo, ovo, maionese e, o destaque do prato, que é a carne. Existem diferentes sabores que você pode provar, entre os destaques estão coração de galinha e costela.


Arroz carreteiro

No Rio Grande do Sul, o nome é mais curto, chamado apenas de “carreteiro”. A versão tradicional leva apenas arroz e o charque (carne-de-sol) como ingredientes principais. Contudo, atualmente, já é possível encontrar diversas variações, que incluem vegetais ou temperos.


Tainha na taquara

Embora a paixão dos gaúchos por carne vermelha seja muito forte, uma boa receita com peixe é muito valorizada por lá. Estamos falando da tainha na taquara, que em outros estados é conhecido como anchova.

Apesar da receita ser simples, a carne da tainha é muito saborosa. Ela é servida com bastante tempero e assada presa em um espeto de taquara (um tipo de bambu). Esse prato é o mais vendido na Festa do Mar, realizada a cada dois anos na cidade de Rio Grande, no sul do estado.


Cuca

Sim, a cuca é um prato tipicamente gaúcho devido à influência alemã no estado. Por lá, a receita pode conter frutas como banana, abacaxi ou maçã, mas também pode levar chocolate ou goiabada.

Principalmente nas cidades com maior número de descendentes alemães, a cuca é ainda mais famosa, sendo comum nos cafés da tarde ou para acompanhar um bom chimarrão.


Já ficou com água na boca para provar cada um desses pratos? Pois é, o estado do Rio Grande do Sul possui mesmo uma culinária extremamente saborosa. Por isso, se tiver a oportunidade de conhecer e provar alguma delas, fique tranquilo, pois não irá se arrepender.


Quando for à capital gaúcha, não se esqueça de reservar sua hospedagem no Deville Prime Porto Alegre e desfrutar de todo o conforto e a estrutura que você merece! Acesse nosso site clicando AQUI e aproveite!


Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Por Marketing Deville 08 ago., 2022
Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
Por Marketing Deville 01 ago., 2022
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Por Marketing Deville 19 jun., 2022
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Pantanal: para conhecer e se encantar
Por Marketing Deville 22 mai., 2022
Pantanal: para conhecer e se encantar
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
Por Marketing Deville 01 mai., 2022
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
3 dicas do que fazer em Cascavel
Por Marketing Deville 17 jan., 2022
Três passeios que você não tem como deixar a cidade de Cascavel sem conhecer.
Ver mais
Share by: