Veja como fazer uma transição mais tranquila e natural para uma dieta vegana 

Se você está interessado em mudar seu estilo de vida e passar a ter uma dieta vegana, mas tem medo de não conseguir, pode ficar tranquilo: essa transição é difícil para a maioria das pessoas. Para conseguir realizá-la sem maiores traumas, aqui estão algumas dicas importantes:

5. Inclua mais coisas veganas na dieta

Para começar, uma boa ideia é, ao invés de começar retirando alimentos derivados de animais de sua dieta, incluir mais alimentos veganos, especialmente no início das refeições. Coma uma bela salada antes do prato principal, por exemplo. Você vai perceber que haverá menos espaços para as outras comidas, ao mesmo tempo que acostumará seu corpo com a maior quantidade de fibras que alimentos vegetais possuem.

4. Um dia vegano

Começar com calma e dando um passo de cada vez é outra dica importante. Para se organizar melhor e ver qual é seu ritmo, tente começar definindo um dia vegano na sua semana, comendo apenas pratos e lanches veganos em todas as refeições do dia. Quando se sentir seguro, inclua mais um dia. Quando menos esperar, a semana toda estará preenchida com dias veganos.

3. Interaja com outros veganos

A melhor maneira de tirar dúvidas, descobrir receitas e encontrar apoio é interagir com outros veganos, seja pessoalmente ou online. Pessoas que já se alimentam de uma dieta vegana há mais tempo podem ajudar quem está começando, por isso essa interação é tão importante. 

2. Pesquise bastante

Antes de mais nada, é importante ter o máximo de informações possíveis sobre uma dieta vegana antes de decidir por essa mudança. Como consigo proteínas suficientes para o meu corpo? Como posso substituir aquele queijinho? O que acontece no meu corpo quando consumo mais fibras? Essas e outras perguntas devem ser respondidas para que você tenha as informações necessárias na hora de fazer essa mudança importante.

1. Aproveite! 

Uma coisa que as pessoas geralmente pensam é que uma dieta vegana é sinônimo de sacrifício e privação, mas isso não é verdade. Veganos têm a possibilidade de experimentar novas sensações e novas culinárias. Várias cozinhas ao redor do mundo possuem uma culinária baseada em plantas, grãos e massas, o que permite um grande leque de possibilidades.

Com calma, sem preconceitos e alguns ajustes no dia a dia, uma dieta vegana pode ser bastante satisfatória.




Veja também

3 sopas criativas para esquentar o estômago no inverno

5 museus internacionais para conhecer do conforto do seu lar

Reserva online