Pinhão, carne de onça e o famoso barreado estão entre as comidas típicas do Paraná imperdíveis para os turistas que visitam o estado.  Confira

Está pensando em visitar o Paraná e apreciar a culinária local? O estado tem alguns pratos bem distintos de outras regiões do país e a experiência é muito deliciosa.

Delicie-se com a comida típica paranaense

Influenciadas tanto pelos imigrantes que chegaram aqui quanto pelo povos originários, as comidas típicas do Paraná são tão ricas e diversificadas quanto a população do estado. Conheça algumas das delicias encontradas por aqui:

Carne de onça

Imagem: Tutano Gastronomia

Servida como petisco em bares, principalmente na capital, Curitiba, este prato foi declarado patrimônio cultural da cidade em 2016. Mas calma! Não precisa se assustar com o nome. A carne de onça nada mais é que carne bovina crua, geralmente patinho e coxão mole, moída algumas vezes antes de ser servida com broa preta e geralmente temperada em frente ao cliente. Pode levar desde os clássicos alho e cebola, com pimenta-do-reino e cheiro-verde, até temperos mais completos, como aceto balsâmico ou azeite de oliva e especiarias.

Pierogui

Uma espécie de pastel cozido, o pierogui é típico das culinárias polonesa e ucraniana, dois dos povos que formam uma grande parcela da população paranaense. Primeiramente cozida, a massa pode depois ser assada ou frita. O pierogui pode ser recheado com uma grande variedade de ingredientes, como batata, chucrute ou carne moída.

Pinhão

O pinhão é bem conhecido por todo o estado do Paraná. É só esfriar bem que começa a época do pinhão. Existem inúmeros pratos feitos da iguaria em todo o estado, como o entrevero de pinhão, mas a forma mais tradicional é comendo-o cozido com sal. Outro jeito é assar os pinhões na chapa de ferro e comê-los ainda quentes.

Leia também:

As melhores comidas de boteco de Curitiba

Fim de semana em Curitiba: 5 dicas para curtir a cidade

Descubra o que fazer em Cascavel, a Capital do Oeste do Paraná

Pintado na Telha

Bastante comum na região de Foz do Iguaçu, o pintado na telha é um prato de origem espanhola, mas que resgata costumes indígenas da região, como o uso de farinha junto com o peixe. A telha do nome é literal: feita de argila pelos indígenas, ela é própria para o cozimento. Se quiser experimentar um delicioso pintado na telha, o Restaurante Hotel Deville, no Deville Express Guaíra, é o lugar certo!

Barreado

O prato típico mais famoso do Paraná é originário da cidade litorânea de Morretes. A iguaria é composta por diversos tipos de carne muito bem temperadas e preparadas na panela de barro até ficarem bem macias. Depois disso, um prato fundo com farinha de mandioca, arroz e banana da terra preenchem o prato típico.

Quer apreciar todas essas delícias? Então conte com os hotéis da Rede Deville espalhados por todo o Paraná. Clique aqui para encontrar seu próximo destino!




Veja também

Dia do Sorvete nos Hotéis Deville

É Primavera no Deville Business Maringá

Reserva online