Além de saboroso, o pinhão é versátil e capaz de ser o astro de receitas doces e salgadas

Não é à toa que o pinhão é uma das paixões do Paraná. Ele é preparado tradicionalmente na chapa ou na panela de pressão adicionando apenas água e sal. Porém, ele pode ser o astro de receitas doces e salgadas, afinal, ele é extremamente saboroso.

Use e abuse do pinhão!

Chega de usar a semente apenas do modo tradicional, é hora de aprender a inovar!

  1. Entrevero de pinhão

Esse prato é típico dos estados da região sul do Brasil, principalmente das regiões serranas. É feito a base de pinhão e carnes.

Você vai precisar de: 

Carnes variadas, couve-flor, brócolis, couve, repolho, tomate, pimentão, batata-salsa, cenoura, abóbora e pinhão.

Modo de preparo:

Tempere e frite as carnes escolhidas e reserve. Asse o pinhão, cozinhe a cenoura e a batata salsa e também reserve. Refogue, primeiro o brócolis e a couve-flor. Depois, acrescente o repolho, a couve, o tomate, o pimentão e a abóbora.

Coloque a carne junto à combinação. Por fim, coloque a batata salsa, a cenoura e claro, o pinhão. Misture bem e sirva.

  1. Pé de moleque com pinhão

O pé de moleque é um prato típico das festas juninas, mas pode ser feito de forma diferente utilizando essa semente.

Você vai precisar de:

Pinhão cozido e cortado em rodelas (300g), açúcar (400g) e leite condensado (300g).

Modo de preparo:

O primeiro passo é cozinhar o pinhão já cortado e depois colocá-lo em uma panela quente para torrar. Depois, acrescente o açúcar sem parar de mexer até caramelizar. Na sequência, coloque o leite condensado e mexa mais até tudo ficar em uma mesma consistência.

Por último, coloque tudo em uma forma e deixe na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Depois, é só cortar em cubinhos e aproveitar essa delícia!

  1. Pinhão com carne de porco

Carne de porco, por si só, já é uma delícia, mas pode ficar ainda mais saborosa quando se junta ao pinhão.

Você vai precisar de:

Carne de porco, pinhão cozido, cebola picada, alho, cheiro verde e sal.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque um fio de óleo, espere aquecer e frite a carne de porco. Acrescente o sal a gosto e doure todos os lados da carne. Depois, coloque o alho, frite mais um pouco até acrescentar a cebola e reserve.

Quando estiver no ponto desejado, de preferência quanto mais a cebola dourar melhor, acrescente os pinhões cozidos e picados. Com tudo na panela, dê uma última refogada com o cheiro verde e aproveite!

  1. Brownie de pinhão

O brownie é uma sobremesa incrível, mas você já provou com pinhão? Certamente seu paladar vai se surpreender.

Você vai precisar de:

Ovos (3), açúcar (2 xícaras de chá), manteiga sem sal (5 colheres de sopa), chocolate em pó (1/2 xícara de chá), farinha de trigo (1 xícara de chá), fermento químico (1 colher de sopa), pinhão cozido e triturado (1 xícara de chá) e rum (1 colher de sopa)

Para o marshmallow:

Água (1 xícara de chá), emulsificante para sorvete (1 colher de sobremesa) e açúcar (1 colher de chá)

Modo de preparo:

Primeiramente, bata bem os ovos e o açúcar. Acrescente a manteiga e bata até formar um creme homogêneo. Depois, coloque a farinha de trigo. Siga batendo, misture o chocolate na massa, coloque o pinhão triturado e continue batendo.

Depois, acrescente o rum e por último o fermento químico, que precisa ser incorporado com leveza. Espalhe a massa em uma forma untada e asse por 40 minutos em fogo médio.

Cobertura de marshmallow:

Bata a água fria e o açúcar, até que tudo esteja dissolvido. Acrescente o emulsificante e bata mais, até que ganhe certa consistência. Espere o brownie sair do forno, desenforme e cubra com o marshmallow. Decore com mais pinhão. 

Ufa! Deu água na boca de tanta coisa gostosa que separamos para você. Por isso, se você está pensando em utilizar essa semente em suas receitas, não deixe de conferir as nossas dicas e aproveitar para fazer todas elas.




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online