Web Eventos

Você sabia que Cascavel e Guaíra comemoram aniversário no mesmo dia?

14 de novembro de 2017

O dia 14 de novembro é dia de festa no interior do Paraná! Nesta terça-feira, duas importantes cidades do estado comemoram mais um ano de sua fundação. O fato curioso é que tanto Cascavel quanto Guaíra completam 65 anos no mesmo dia. Embora pareça uma grande coincidência, o acontecimento tem um embasamento histórico em comum.

No início dos anos 1950, o Paraná ainda contava com bem menos municípios que os atuais 399, embora já tivesse a mesma área. Por isso, as cidades tinham um território muito maior. Com o crescimento populacional, entretanto, ficou mais complicado administrar municípios tão grandes e cada vez mais populosos.

A área que hoje corresponde a Cascavel teve uma grande ocupação a partir da década de 1930, com o início do ciclo da madeira, devido à ida de colonos poloneses, russos, alemães e italianos, que formaram a base populacional do município. No decorrer dos anos, com a degradação da mata nativa, o extrativismo foi dando lugar ao setor agropecuário, que até hoje é a base da economia da cidade. Em 1938, já com o nome de Cascavel, tornou-se distrito administrativo do município de Foz do Iguaçu (ainda grafado como Foz do Iguassu na época).

Já Guaíra tem um passado todo atrelado a Paraguai, país com o qual faz fronteira. Apenas em 1872, que a região foi confirmada como parte do território brasileiro, com as delimitações do Tratado de Limites.Desde o início do século passado atrelada à exploração da erva mate, a área também fazia oficialmente parte de Foz. No dia 14 de novembro de 1951, Lei Estadual n° 790 foi o responsável pelo desmembramento da região e, consequentemente, pela criação dos municípios tanto de Cascavel quanto de Guaíra.

Hoje, ambas as cidades oferecem boa qualidade de vida a seus moradores e visitantes, tendo ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevado. Quando quiser conhecer – ou retornar a – Cascavel ou Guaíra, lembre-se de reservar sua hospedagem nos hotéis Deville, que contam com uma unidade em cada município.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas