A vitamina C é um micronutriente importante independente da época do ano. Você sabe onde encontrar ela naturalmente?

Muita gente não entende a relação da vitamina C com o sistema imunológico. Essa relação, na verdade, é bem simples: a presença de radicais livre possui papel relevante no desenvolvimento de doenças. Ao consumir alimentos ricos em vitamina C, há a diminuição dos radicais livres, o que consequentemente preserva o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Existem outros benefícios da vitamina C?

Consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente é fundamental para reduzir os sintomas de gripe e resfriados, além de acelerar o processo de recuperação e ainda ter um efeito anticatabólico.

A recomendação de vitamina C diária é bem simples de atingir. São recomendadas 45 mg/dia para adultos saudáveis, por exemplo, e isso equivale a meia laranja. 

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E quais são as melhores fontes desse micronutriente?

Os alimentos fonte de vitamina C são as frutas cítricas, como acerola, laranja, abacaxi, caju, goiaba, manga, maracujá e limão. Ela também é encontrada em frutas vemelhas, pimentões verdes e vermelhos, tomate, brócolis e vegetais folhosos, como o espinafre.

Aqui vale uma dica muito importante: as frutas devem ser consumidas in natura ao invés de em forma de sucos. Isso porque ao bater as frutas no liquidificador, por exemplo, muitos nutrientes são perdidos e as suas propriedades acabam ficando em menor quantidade.

Não se esqueça da laranja

Em sua forma natural, a laranja é uma fruta que possui relação direta com a vitamina C. Uma xícara de gomos de laranja pode chegar a ter até 100 miligramas desse micronutriente. Isso corresponde a mais que o dobro do que precisamos diariamente.

Por isso, inclua a laranja em sua dieta diariamente, seja no café da manhã, após as refeições ou no lanche da tarde.

O morango também pode ajudar

Embora não seja uma fruta cítrica e geralmente agrade o paladar dos amantes dos doces, os morangos apresentam uma quantidade alta de vitamina C. Além disso, ele é um alimento rico em fibras e um ótimo antioxidante.

Outro benefício do morango é que o consumo frequente desta fruta reduz a oxidação e protege nosso coração do excesso de colesterol.

Percebeu quanta coisa boa que é rica em vitamina C e pode ajudar no bom funcionamento do nosso organismo? Uma alimentação adequada fornece essa vitamina a nosso corpo sem ter que buscar suplementos alimentares.




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