Conforme o tempo passa, manter amizades vivas fica cada vez mais difícil. Saiba o que fazer para ter relações duradouras

Na infância e na adolescência, amizades parecem a coisa mais fácil e divertida do mundo. Você e seus amigos se vêem todos os dias, passam pelos mesmos problemas, têm os mesmos interesses e se divertem o tempo todo. Mas conforme a vida avança, nós vamos percebendo que as coisas não são assim para sempre. Seja por compromissos de trabalho, mudança ou novas relações pessoais, como filhos e casamentos, manter uma amizade fica cada vez mais difícil.

Mas não impossível. Em comemoração ao Dia da Amizade, celebrado neste sábado, reunimos algumas dicas para  você manter suas amizades mais valiosas, mesmo com todas as responsabilidades da vida moderna:

Mantenha contato com frequência

Ao contrário do que acontecia na infância, ver ou conversar com os amigos não é algo que acontece naturalmente na vida adulta. Portanto, é preciso agendar encontros com frequência para que a vida não passe por cima da sua amizade. Tente marcar encontros semanais com seus amigos mais próximos, ou, pelo menos, duas vezes por mês. Com amigos mais distantes, a frequência pode ser menor, mas também é importante manter contato.

Seja honesto e apare arestas

Amizades longas tendem a ter atritos. Se não resolvidas adequadamente, estas arestas podem acabar destruindo a relação. Portanto, uma boa dica para manter amizades é ser honesto e dizer as coisas que incomodam – e, da mesma forma, aceitar o que a outra pessoa diz e tentar melhorar para resolver a situação. Amizades mais próximas têm a vantagem de permitir que as pessoas falem as coisas com sinceridade, então aproveite para não esconder ou guardar nada.

Não acredite que tudo está garantido

Manter relações duradouras exige esforço. Portanto, não dê as coisas por garantidas só por que a amizade era forte e frequente em determinado momento. Mostrar gratidão pelos momentos ou atitudes dos seus amigos é um passo importante, por exemplo, assim como se esforçar para saber o que eles estão fazendo e por quais situações estão passando.

 




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online