Saiba as línguas que os habitantes do planeta mais falam em seu dia a dia

O mundo fala diversas línguas: são mais de sete mil. Algumas são faladas em apenas algumas tribos ou comunidades, enquanto outras são espalhadas por todos os cantos do planeta e atingem todos os continentes do globo, seja como idioma nativo, seja como segunda língua. Você sabe quais são, atualmente, as 5 línguas mais faladas no mundo?  Confira!

Os 5 idiomas mais falados do mundo

Para fazer uma lista como essa, é necessário antes definir alguns critérios. Vamos seguir os dados de 2021 do Ethnologue, uma instituição de pesquisa que é referência em dados sobre idiomas.

Além disso, considera-se para a lista tanto os falantes nativos quanto os não nativos. Agora, vamos à lista!

1. Inglês

Não poderia ser diferente. Levados em consideração os falantes nativos e não nativos, o inglês ainda é a língua mais falada em todo o mundo. Ao todo, segundo o Ethnologue, são 1,34 bilhões de falantes em todo o mundo, dos quais mais de 700 milhões utilizam o idioma como segunda língua.

O inglês é tão difundido que é a língua oficial em pelo menos um país em cada continente do planeta. São 53 territórios no total, além de estar no estatuto de língua oficial de instituições como as Nações Unidas, a União Europeia, a OTAN, entre outras.

2. Chinês 

O que é considerado como idioma chinês é, na verdade, um conjunto de diversos idiomas e dialetos – entre eles o mandarim, o mais famoso e popular entre eles. A enorme quantidade de falantes nativos, mais de 900 milhões, coloca o idioma em segundo lugar nessa lista. Considerando os que usam o chinês como segunda língua, são 1,12 bilhões de pessoas ao todo.

O mandarim se torna cada vez mais importante pela expansão econômica da China. Então, quem pensa em fazer negócios ou ter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho deve considerar aprender este idioma. O problema é que não é nada fácil: o chinês é tonal (conta com várias palavras muito parecidas que significam coisas totalmente diferentes dependendo da entonação usada) e utiliza ideogramas na escrita.  

3. Hindu

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes, portanto não é de se espantar que o idioma hindu esteja entre os mais falados do mundo, na frente até mesmo do espanhol.

A lista do Ethnologue inclui as chamadas Línguas da Zona Central da Índia como parte do idioma hindu, o que faz com que a língua tenha mais de 340 milhões de falantes nativos e 600 milhões de falantes no total.

4. Espanhol

O idioma espanhol é o segundo mais falado no mundo, se considerarmos os nativos. São mais de 400 milhões de falantes. Somando os falantes não nativos, temos cerca de 543 milhões.

Em função do período colonial, a língua espanhola é primária na maioria dos países da América Central e do Sul, tendo o México como o país com maior número de falantes (mais de 126 milhões de pessoas). Algumas regiões dos EUA também têm muitos falantes de espanhol.

5. Árabe

A quinta língua mais falada do mundo pode variar dependendo do estudo. Segundo a Ethnologue, essa posição é da língua árabe. Idioma oficial de 26 países, divididos entre a Ásia e a África, o árabe compreende cerca de 274 milhões de falantes no total, sendo a grande maioria destes falantes nativos.

É importante dizer que o Árabe é, como o Chinês, uma classificação ampla para uma série de dialetos, e por isso o árabe falado em um país pode ser muito diferente do que é falado em um outro território.

Como se sabe, o árabe enquanto língua e cultura influenciou diversas regiões, países e idiomas – o português e o espanhol contam com muitas palavras derivadas do idioma árabe.

E aí, já sabia que eram esses os 5 idiomas mais falados do mundo? Acompanhe o Blog do Deville para mais conteúdos, curiosidades e informações sobre o universo das viagens!




Veja também

Eventos menores estão em alta no Deville Business Maringá

Hotéis Deville apresentam novos gerentes nas áreas de Operações, Vendas e Comercial

Reserva online