Saiba as línguas que os habitantes do planeta mais falam em seu dia a dia

O mundo fala diversas línguas. Quase sete mil, para ser exato. Alguns são falados em apenas algumas tribos ou comunidades, enquanto outros são espalhados por todos os cantos do planeta e atingem todos os continentes do globo, seja como idioma nativo, seja como segunda língua. Você sabe quais são, atualmente, os idiomas mais falados no mundo? Essa lista mostra quais são eles (levando em consideração falantes nativos e não nativos).

1. Inglês

Não poderia ser diferente. Levados em consideração falantes nativos e não nativos, o inglês ainda é a língua mais falada em todo o mundo. Ao todo, segundo o Ethnologue, publicação dedicada a divulgar estatísticas e outras informações sobre as línguas faladas no mundo, são 1.132 bilhões de falantes em todo o mundo, 379 milhões deles nativos e 753.3 milhões que utilizam o idioma como segunda língua.

O inglês é tão difundido que é língua oficial em pelo menos um país em cada continente do planeta.

2. Chinês 

O que é considerado como idioma chinês é, na verdade, um conjunto de diversos idiomas e dialetos – entre eles o mandarim, o mais famoso e popular entre eles. A enorme quantidade de falantes nativos (917.8 milhões) coloca o idioma em segundo lugar nessa lista. São ainda 198.7 milhões de falantes que o usam o chinês como segunda língua.

O mandarim se torna cada vez mais importante pela expansão econômica da China, então quem pensa em fazer negócios ou ter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, aprender este idioma é uma excelente opção. O problema é que não é nada fácil: o chinês é tonal (várias palavras muito parecidas significam coisas totalmente diferentes dependendo da entonação usada) e utiliza ideogramas na escrita.  

3. Hindu

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes, portanto não é de se espantar que o idioma hindu esteja entre os mais falados do mundo, na frente até mesmo do espanhol (o idioma ibérico é o segundo com mais falantes nativos do planeta, mas, considerando também os falantes que utilizam o idioma como segunda língua, fica na quarta posição).

A lista do Ethnologue inclui as chamadas Línguas da Zona Central da Índia como parte do idioma hindu, o que faz com que a língua tenha 341.2 milhões de falantes nativos e 274.2 milhões de falantes como segunda língua.




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online