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Passo a passo para quem quer começar a se exercitar

9 de outubro de 2017

Com a correria do dia a dia, não é nada fácil encontrar tempo (e disposição) para começar a praticar uma atividade física. No entanto, se você está lendo este texto, parabéns! Este é o primeiro passo para deixar a vida sedentária de lado e passar a cuidar mais da sua saúde.

Mais do que ânimo, porém, é necessário ter alguns cuidados ao iniciar o exercício. Separamos 5 dicas para te auxiliar nessa empreitada:

1. Consulte um médico

Antes de começar a atividade o ideal é fazer um check-up com um profissional de saúde para saber exatamente como você está. A avaliação inicial é importante para atestar se você está apto para a musculação, corrida, natação ou atividade que você pretende fazer, além de identificar se você possui condições que impeçam a prática.

2. Converse com um profissional de educação física

Após ter certeza de que sua saúde está boa, é hora de verificar as condições do corpo, principalmente se você tiver levado uma vida sedentária nos últimos tempos. No caso de um treino na academia, o profissional determinará os melhores exercícios para você, com duração, intervalos de descanso e técnicas ideais.

3. Escolha a melhor atividade para você

Tendo aval do médico e do profissional da área, é hora de decidir o que você quer fazer. Além das suas preferências pessoais, leve em consideração aspectos como custo e tempo de deslocamento. A natação e o Pilates, por exemplo, são atividades excelentes para a saúde, mas têm um custo relativamente elevado. Já se você mora na frente de um parque, por que não iniciar um treino de corrida?

4. Vá com calma

Respeite o seu ritmo. Todos os exercícios físicos, seja musculação, corrida, dança ou futebol, apresentam seus resultados após algum tempo de prática regular. Ou seja, não tem motivo para ultrapassar seus limites em um dia, e acabar exausto e sem forças para retomar a atividades nos dias seguintes. Evolua gradativamente sem forçar o corpo, o que pode provocar uma lesão.

5. Insista, persista e…

Não desista! Por mais que você encontre alguns desafios nessa adaptação à vida saudável, sua determinação deve (e vai) ser maior. Embora toda mudança no estilo de vida precise de um pouco de sacrifício, você logo perceberá que está mais disposto para realizar as tarefas do dia a dia e dormirá melhor, além de se sentir mais motivado com as evoluções nos treinos!

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