Profissional é essencial para tornar lugares e destinos em produtos turísticos comercialmente rentáveis

Você já parou para pensar em quem é responsável por desenvolver roteiros de turismo, atrair visitantes e fazer o planejamento turístico de cidades, parques e até mesmo de países inteiros? Essas funções são de um profissional conhecido como turismólogo. É dele a responsabilidade de fazer o turismo crescer e se tornar rentável, transformando lugares em produtos que tragam renda e desenvolvam uma região ou uma empresa..

Um turismólogo é formado através de um curso de graduação em turismo, encontrado em diversas universidades do país, e reconhecido como profissão desde 2012. É comum encontrar estes turismólogos trabalhando em setores públicos de cidades, estados e países, como secretarias ou ministérios de turismo. Porém, há diversas possibilidades para estes profissionais na iniciativa privada, como:

  • Parques nacionais
  • Agências de turismo
  • Hotéis
  • Reservas naturais
  • Resorts
  • Parques temáticos
  • Marketing, entre outros

Conhecimentos amplos

Um turismólogo deve ter conhecimentos variados, que abrangem uma gama de áreas, como história, geografia, língua inglesa, comunicação e conhecimentos gerais. Além disso, uma das principais exigências da profissão é manter-se sempre atualizado, para poder passar informações de maneira correta e precisa.

O turismo é uma atividade econômica extremamente importante e turismólogos são agentes importantíssimos desta estrutura. Estes profissionais, afinal, são responsáveis por todo o planejamento turístico do local onde trabalham e desempenham um papel fundamental tanto para seus empregadores quanto para os viajantes.




Veja também

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Os destinos desconhecidos mais incríveis da América Central

Reserva online