Web Eventos

O poder dos aromas

22 de julho de 2010

Com certeza já aconteceu com você: andando pela rua, sentiu um perfume que imediatamente te lembrou alguém. Cheiro de flor de laranjeira lembra primavera. Cheiro de bolo assando lembra a casa da vó. A memória olfativa é uma das principais características emocionais do ser humano, tão forte que os especialistas chamam o bulbo olfativo de “cérebro emocional”. Se o olfato é capaz de despertar tantas emoções, nada mais justo do que usá-lo pra trazer boas sensações. E é com isso que trabalha a aromaterapia: com o poder terapêutico dos aromas. A ferramenta usada para isso são os óleos essenciais extraídos de plantas e flores. Já foi cientificamente comprovado que esses aromas, sozinhos ou combinados entre si, causam sensações de bem-estar e são importantes aliados no tratamento de diversos níveis de stress.

A terapeuta Tatiana Girardi trabalha com aromaterapia há 2 anos e dá algumas dicas de aromas que podem ajudar a combater uma série de problemas decorrentes da vida agitada e estressante dos grandes centros urbanos.

bemestar_aromaterapia.jpg”O óleo essencial de lavanda é excelente para combater a ansiedade e a agitação. Outro óleo muito usado para acalmar é o lemongrass (nosso capim-limão), assim como as duas variedades de óleos de hortelã – tanto o pimenta quanto o brasil – são bastante indicados para estafa mental. Com esse mix de aromas, ou somente com um deles, já é possível sentir um alto nível de relaxamento”.

Uma informação bem importante: para que a aromaterapia seja eficiente é recomendado o uso do óleo essencial. Ele é extraído das plantas e flores, é super concentrado e tem propriedades medicinais. As essências vegetais ou minerais servem somente para perfumar o ambiente.

Mais informações: tatiana@espacodobemestar.com

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas