As tão esperadas férias de verão já chegaram e para muitas famílias isso significa uma coisa: pé na estrada! Antes de pensar no destino final, porém, é preciso se planejar para ter uma viagem tranquila e sem sobressaltos. Quando o meio de transporte usado é o carro, vale a pena prestar atenção a alguns tópicos:

Faça a revisão do automóvel

Vamos começar pelo básico. O primeiro passo para uma road trip é ter certeza de que o veículo utilizado está com tudo em ordem. Vá à concessionária e revise os principais pontos, incluindo pneus, itens de segurança (step, triângulo, macaco e chave de roda), e fluidos (níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios), além da manutenção de outros acessórios que com certeza serão usados, como o ar-condicionado.

Prepare um kit de sobrevivência

Principalmente se a viagem for longa, uma ótimo ideia é equipar um pequeno isopor com alguns alimentos para os passageiros irem consumindo na estrada. A água é essencial, e outros líquidos como suco natural ou chá gelado podem auxiliar na tarefa de manter todos bem hidratados. Para comer, opte por itens práticos que não fazem muita bagunça, como barrinha de cereal ou frutas, como banana e maçã.

Cuide da playlist!

Que graça tem uma viagem de carro sem uma música animada para acompanhar? Antes de pegar a estrada, tenha certeza de que a trilha sonora está garantida! Dependendo da tecnologia usada no seu veículo, você pode organizar uma playlist no seu pen drive, sincronizar a sua conta no Spotify ou até mesmo gravar um CD novo utilizando o seu laptop. O importante mesmo é trazer canções que agradem ao gosto musical de todos os passageiros.

Planeje o seu trajeto

Principalmente se você nunca dirigiu pelo caminho por onde deseja passar, é imprescindível verificar o movimento e estipular uma rota a ser traçada. Durante a viagem, o papel do copiloto se torna ainda mais importante para checar o GPS ou algum aplicativo de localização para se certificar de que o motorista está guiando na direção correta!

Não se esqueça do filtro solar

Caso você encare a estrada de dia, uma dica importante é lembrar de passar protetor solar, principalmente no rosto e nas mãos. O motorista é quem mais sofre com isso: dependendo da direção, quem dirige pode passar horas a frio tomando sol nas mãos, que precisam guiar o volante. Para evitar uma queimadura, passe o filtro solar ainda em casa e leve-o caso seja necessário reaplicá-lo durante o caminho.

Mantenha as crianças ocupadas

Pretende viajar com crianças? Tenha em mente que elas se incomodam muito mais com o calor ou o tédio, por exemplo. Por isso, uma ótima ideia é manter os pequenos ocupados durante todo o trajeto. Se elas ficam enjoadas ao lerem ou jogarem videogame, por exemplo, é possível distraí-las com brincadeiras ou cantorias. E o melhor de tudo: isso também vai entreter os demais ocupantes do carro, fazendo com que a viagem passe mais rápido para todos.

Foco no destino

A estrada pode ficar um pouco entediante, é verdade, mas sabe o que anima qualquer um? Pensar no que você vai fazer quando chegar ao seu destino! Esta pode, inclusive, ser uma das brincadeiras mencionadas acima para distrair os pequenos. Já pensou em mergulhar naquela piscina maravilhosa do Deville Prime Salvador ou provar as delícias do Restaurante Ventanas, no Deville Prime Campo Grande?




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online