Sabemos que viajar com crianças requer alguns cuidados específicos, principalmente se a viagem for internacional, quando a burocracia é maior. Você passa meses programando o passeio, os pequenos estão naquela empolgação nos dias que antecedem a tão esperada ida ao exterior e, quando chega o momento, a falta de informação antecipada atrapalha os planos. Mas é possível prevenir estes momentos de tensão! Existem leis nacionais e internacionais que determinam os documentos que devem ser apresentados para que uma criança possa sair de seu domicílio, seja acompanhada de adultos responsáveis ou desacompanhada.

Pensando em evitar esses problemas, separamos algumas informações importantes:

1 – Toda a documentação deve ser original ou cópia autenticada em tabelionato (exceto vistos e passaportes, que devem ser documentos originais.)

2 – Se a criança vai viajar com os avós, por exemplo, além do RG – caso ela já tenha o seu – é necessário levar a certidão de nascimento, pois neste caso é a única maneira de comprovar o parentesco.

3 – Para viagens internacionais, é preciso que a criança tenha passaporte válido, emitido pela Polícia Federal do Brasil. É importante estar atento às datas de validade do passaporte infantil, pois elas são diferentes dos adultos: 0 a 1 ano incompleto: 1 ano de validade 1 ano a 2 anos incompletos: 2 anos de validade 2 anos a 3 anos incompletos: 3 anos 3 anos a 4 anos incompletos: 4 anos 4 anos até 18 anos incompletos: 5 anos. 4 – Lembre-se de verificar com bastante antecedência a documentação exigida pelo país aonde estão indo. Alguns processos, como vistos e vacinas, têm prazos que devem ser cumpridos e podem demorar um pouco para ficarem prontos. Não são muitas regras, mas é preciso segui-las à risca para que nada atrapalhe a tão esperada viagem. Em caso de dúvida, consulte a empresa responsável pelo seu voo para saber tudo que é necessário ao viajar com seu pequeno.




Veja também

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

6 dicas para tirar fotos em pontos turísticos

Reserva online