Dia Nacional do Livro: 5 melhores livros para levar na sua viagem

Por Conteúdo Job Space em 29 de outubro de 2019
Para comemorar o Dia Nacional do Livro, que tal conhecer 5 companheiros que não podem faltar em sua viagem? Confira!
O dia 29 de outubro é celebrado como o Dia Nacional do Livro. O motivo da escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.
Pensando em uma forma de comemorar essa data tão especial, que envolve a educação e o hobbie de milhares de pessoas, decidimos unir duas coisas que amamos muito: ler e viajar! Por isso, separamos 5 dicas de livros especiais para acompanhar você em sua viagem. Vamos conhecer?
Um Lugar na Janela, Martha Medeiros
Se você está tendo alguma primeira experiência de viagem internacional, por exemplo, o livro da cronista Martha Medeiros é a melhor escolha para te acompanhar. A história faz o resgate de algumas viagens realizadas pela autora em diversos momentos de sua vida.
Ele é fácil de ler, possui uma linguagem muito leve e solta. Nele, você encontrará a primeira vez de Martha na Europa, seus encantos pela Grécia e suas descobertas culturais pelo Japão. Cada capítulo é dedicado a um destino visitado pela autora.
Encaramujado, Antonio Lino
Você é daquele tipo de pessoa que adora viagens com destinos diferentes e, principalmente, apaixonada por explorar nossas terras? Então esse livro é totalmente perfeito para acompanhar você em mais uma aventura. O Encaramujado retratada a viagem do escritor paulista realizada entre 2006 e 2007 dentro de uma Kombi.
Nesse trajeto, são mais de 30 mil km rodados, do Oiapoque a São Paulo, do Acre a Minas Gerais, do Mato Grosso à Bahia. O resultado são fragmentos incríveis do país apresentados em pequenos contos, com uma linguagem poética e frases tocantes. Além disso, o livro apresenta uma reflexão sobre estar sozinho e viajar para dentro de si mesmo.
Leia mais:
Os museus mais incríveis do Brasil
Mas bah! Você sabe o que cada um desses termos gaúchos significa?
4 lugares incríveis para visitar na Ásia
As Cidades Invisíveis, Italo Calvino
Sabe quando estamos na estrada depois de passar por alguns destinos e começamos a imaginar como seria o lugar ideal para viver? Este livro representa mais ou menos isso. Publicado em 1972, as páginas contêm histórias que o descobridor Marco Polo teria contado ao imperador Kublai Khan no século 13.
O realismo mágico em voga na época da publicação é totalmente visível no livro e o autor descreve cidades imaginárias, que levam nomes de mulheres como Leônia, Cecília e Pentesileia. As descrições são geniais e flutuam entre a fábula e o conto popular.
Sob o Sol da Toscana, Francis Mayes
Sim, estamos falando daquele famoso filme e, como não poderia deixar de ser, o livro é bem melhor. Ele conta a história de um casal que foi morar em uma pequena vila na Toscana e descobriu os prazeres dessa região da Itália.
Se você viu o filme e sabe do que se trata, faça um favor a si mesmo e também leia o livro. Mas, se você ainda não conhece, ele serve também de inspiração para quem deseja realizar um ano sabático.
A Garota no Trem, Paula Hawkins
Até agora falamos de histórias que inspiram viagens e contam relatos bonitos sobre diversas paisagens. Porém, esse não é o caso da ficção de Paula Hawkins. O livro conta a história de Rachel, uma mulher que pega um trem todas as manhãs para ir de Ashbury a Londres. Durante essa viagem, ela observa, todos os dias, uma casinha pela qual se torna obcecada.
Em uma dessas viagens, ela flagra uma cena do casal que vive na residência e se torna testemunha de uma história pra lá de maluca. A dica para ler este livro durante uma viagem é: não se intrometa em lugares que você não conhece e muito menos na vida alheia.
Agora você pode fazer a mala e escolher uma das nossas dicas. Todas as histórias são excelentes para quem está viajando ou planejando uma próxima trip. Mas, qualquer livro é válido quando você está lendo o que gosta e no destino que tanto sonhou.