Viajar durante a gravidez não é contraindicado, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para que não ocorra nenhum problema. Antes de mais nada, é preciso saber se você e seu bebê estão totalmente bem e dispostos a encarar uma viagem. Por isso, a primeira dica é procurar seu médico para que ele passe algumas recomendações específicas e deixe a viagem tranquila. Mas para lhe ajudar nesse momento, separamos algumas dicas de cuidados para viajar durante a gravidez.

Quais são os cuidados?

Se você irá viajar de avião, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. A orientação dos médicos é que só se deve viajar de avião entre o terceiro e o sétimo mês de gravidez, pois antes disso o feto ainda está em formação e após, há o risco de parto prematuro.

Escolha o lugar certo

Grávidas têm muito mais vontade de urinar do que o normal. Escolher um assento no corredor e o mais próximo do banheiro possível poderá deixar o voo mais cômodo e tranquilo. Se for possível, escolha o lugar onde você terá mais espaço para as pernas e liberdade para mudar de posição. Ficar muito tempo na mesma posição pode gerar inchaço e dores na região. Recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo, mas um local mais espaçoso pode auxiliar em caso de voos longos.

Alimentação

Tome cuidado com a alimentação durante o voo. Evite alimentos gordurosos, eles podem lhe fazer enjoar durante o voo. Evite chá, café e bebidas com cola, pois são diuréticos e aumentam a vontade de urinar. Se a viagem for longa, procure tomar ao menos um litro de água para cada 6 horas de viagem. Gestantes se desidratam com facilidade, por isso é preciso manter a hidratação em dia.

Viagens de carro ou ônibus

Apesar de viagens de avião serem mais confortáveis para as grávidas, em alguns casos é necessário apelar para o carro ou ônibus. Nesse caso, os cuidados devem ser maiores.

Bagagem:

Evite malas pesadas. No aeroporto, a esteira costuma ajudar, porém no ônibus ou no carro não funciona da mesma forma e a força excessiva pode lhe causar problemas.

Trajeto:

Se estiver de carro, procure fazer paradas a cada duas horas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve. Da mesma forma que no avião, evite alguns tipos de alimentos e bebidas diuréticas. Muito cuidado com o que você fará no seu destino. Evite abusar de caminhadas longas, principalmente no sol. Mergulho, cavalgada e atividades de impacto são contraindicadas durante a gravidez. No mais, curta muito o passeio e esse momento especial da sua vida!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online