Festa tem origem nas celebrações mais antigas da humanidade. Conheça um pouco da história antes de aproveitar a folia!

O ser humano adora uma festa, e o carnaval talvez seja a maior expressão festiva que a humanidade já criou. Mas você sabe qual é a origem dessa grande celebração? Veja abaixo algumas curiosidades sobre o carnaval e se prepare para a festa:

Origem antiga

O termo carnaval vem do latim carnis levale ou carnelevarium, que significa se abster da carne, uma referência ao período de jejum que os cristãos realizam durante o período da Quaresma. Porém, as origens da festa vão muito antes do surgimento do cristianismo.

As origens do carnaval podem estar em diversas festas ou rituais do mundo antigo. Na antiga Babilônia, festas que invertiam os papéis sociais, colocando homens condenados no papel de reis, por exemplo, podem ter dado origem ao nosso carnaval – daí o costume das fantasias e da inversão dos papéis de homens e mulheres em nossas festas, por exemplo.  

Apropriação católica

Assim como ocorre com outras celebrações do nosso calendário, como o Natal, por exemplo, essas festas pagãs da antiguidade foram apropriadas pela igreja católica. A partir do século 8, o carnaval passou a ser um intervalo de liberdade antes da Quaresma, período de jejum que antecede a Páscoa, uma das principais datas do calendário cristão.

Chegada ao Brasil

Embora o carnaval brasileiro seja o maior do mundo, nós não inventamos essa festa. Ela chegou por aqui no século 17, por influência dos portugueses. Em seu primeiro formato, o carnaval brasileiro era chamado de entrudo, um grupo de brincadeiras feitas nas ruas. Porém, em função de seu caráter violento, este tipo de celebração acabou sendo coibido pelas autoridades.

Somente no século 20 os entrudos foram substituídos pelos agora tradicionais desfiles e blocos de carnaval.

Carnaval em Salvador

Agora que você sabe sobre a origem da festa, que tal aproveitá-la em uma das cidades mais animadas do Brasil? Clique aqui e conheça os preços promocionais do Carnaval Deville 2020 em Salvador!




Veja também

#DepoisDaQuarentena: 5 dicas para o que fazer quando o isolamento acabar

NOTA DE RETRATAÇÃO

Reserva online