Em vigor desde o início de dezembro, esse procedimento permite que uma aeronave decole, enquanto outra estiver pousando. Saiba como

Mas, isso não acontecia antes? Você pode achar que isso é comum em todos os aeroportos do mundo, mas pelo contrário, são raros os lugares que realizam pousos e decolagens simultâneas.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos entrou para esse seleto grupo e, desde o início de dezembro de 2018, realiza pousos e decolagens de forma simultânea.

Este procedimento é chamado de Agile GRU e consiste em permitir que uma aeronave decole de uma pista enquanto outra estiver pousando. Apesar de parecer algo simples, o procedimento requer muita atenção e cuidado dos controladores.

O que muda?

Ao permitir que esse tipo de procedimento aconteça, o Aeroporto de Guarulhos proporciona maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e otimiza o trabalho dos controladores e tripulações que operam no aeroporto.

Imagens: Envato

Este projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e International Air Transport Association (Iata), além de contar com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Como é feito em outras partes do mundo?

Apesar de aparentar ser um procedimento comum, o esquema de decolagens e pousos simultâneos, na verdade, é realizado em pouquíssimos aeroportos pelo mundo.

Os principais e mais movimentados aeroportos internacionais realizam operações simultâneas. Dentre os mais importantes podemos citar o Hartsfield Jackson, em Atlanta, o Beijing Capital Internacional, em Pequim, e o Heathrow, em Londres.

O procedimento é realizado da mesma forma como é feito aqui no Brasil, enquanto uma avião está pousando, outra aeronave tem a possibilidade de decolar.

Esse novo procedimento realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos promete menor tempo de espera das aeronaves em voo e em solo, assim como redução de emissão de C02 e melhoria na pontualidade dos voos.




Veja também

Os melhores países para fazer intercâmbio

O Prime BBQ está de volta!

Reserva online