A dor nas costas pode ser uma das principais vilãs do home office. Veja como evitar esse problema trabalhando em casa

A lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas, é uma das razões mais recorrentes para o afastamento do trabalho por doença. Neste momento, em que muitos de nós estamos trabalhando de casa, esse problema pode ser ainda pior. Por estarmos no nosso lar, a tendência é que fiquemos mais relaxados, deixando um pouco de lado a postura.

Isso pode fazer com que as nossas costas sofram mais do que o normal. Para evitar que isso aconteça, é preciso tomar algumas atitudes. A boa notícia é que são medidas simples, que podemos fazer a qualquer momento. Confira:

Alongue-se

A primeira dica é a mais óbvia, mas talvez também a mais importante. O alongamento é a melhor forma de manter as costas sem dor, principalmente para quem fica sentado por muito tempo. Um bom exercício é erguer os braços, entrelaçar os dedos e deixá-los assim por 30 segundos. Depois, na mesma posição, vá com o tronco para os lados e permaneça 20 segundos em cada um deles. 

Use uma cadeira confortável

Ficar sentado na mesma posição é o principal motivo para a dor nas costas. Fazer isso em uma cadeira ruim, então, é uma combinação terrível. O assento deve ser firme e você deve ser capaz de colocar os dois pés no chão.

Movimente-se, mesmo sentado

Movimentar o corpo é essencial para evitar as dores. A recomendação é que você se levante a cada hora sentado e se mova, mas mexer-se enquanto está sentado também é uma boa ideia. Gire os pés e os tornozelos e erga os braços com frequência – pode não parecer, mas ajuda. Você pode movimentar as pernas para frente e para trás também, movimentando os joelhos.

Faça pausas

Pausar e levantar-se pode fazer bem não apenas para a mente, mas também para as costas. Como você já sabe, ficar no mesmo lugar por muito tempo sem se mexer pode ser prejudicial para todo o corpo. Não é preciso ficar muito tempo fora – uma ida à cozinha para pegar uma água já ajuda.

Evite a nicotina

Por fim,uma dica não apenas para o home office, mas para toda a vida. O cigarro causa diversos problemas para o organismo, entre eles a maior propensão a hérnias, uma vez que prejudica a irrigação e a nutrição dos discos. Se já não tinha motivos suficientes para ficar longe do cigarro, aí está mais um.

Com essas dicas, a dor nas costas não será mais um problema e sua produtividade será muito maior durante o home office!




Veja também

Baixe gratuitamente o guia da Rede Deville para viagens de negócios!

Onde estão as obras mais famosas de Pablo Picasso?

Reserva online