Acampar é uma experiência incrível, mas para que ela seja completa é preciso saber exatamente o que levar
Seja sozinho, a dois ou com amigos, acampar é sempre uma atividade diferente, divertida e que proporciona experiências únicas de contato com a natureza.
Porém, se você está entrando agora nesse novo mundo, saiba que o primeiro passo para um acampamento perfeito é saber exatamente o que levar na mochila.
O que devo levar?
Em um acampamento, a mochila é o objeto mais importante e de grande utilidade. Um dos segredos para uma boa jornada é saber como organizar sua mochila.
Os equipamentos de sobrevivência dividem espaço com roupas velhas, alimentação e materiais para montar a barraca. São inúmeros itens que você não pode esquecer de levar, afinal, sua experiência precisa ser completa.
Check-list:
Separamos algumas das peças de roupa mais comuns utilizadas em um acampamento. Vale lembrar que tudo também pode variar de acordo com o seu destino.
Roupas:
– 3 camisetas / 3 blusinhas;
– 3 cuecas e 2 sungas / 3 conjuntos de sutiã e calcinha e 2 biquínis;
– 1 blusa de frio;
– 1 calça;
– 2 bermudas / 2 shortinhos;
– 3 pares de meia;
– 1 tênis velho;
– 1 chinelo;
– 1 calça jeans;
– 1 vestido e 1 rasteirinha, para elas.
Acessórios:
– 1 lanterna com pilhas novas;
– 1 canivete;
– 1 repelente;
– Caneta e papel;
– Sacolas para roupas sujas;
– Sacolas para lixo;
– Protetor solar;
– Kit de higiene pessoal e primeiros socorros;
– Equipamentos para montagem da barraca.
Organizando a mochila
Quem costuma acampar possui aquelas grandes mochilas, nas quais é possível dividir muito bem tudo o que precisa para sua viagem. Geralmente, ela é organizada da seguinte forma:
– Teto:
Isolante térmico e eventualmente um casaco corta-chuva.
– Tampa superior (Parte de cima):
Itens pequenos e leves para acesso rápido: mapa, bússola, GPS, dinheiro e anotações.
– Tampa superior (Parte de baixo):
Itens médios para acesso esporádico: papel higiênico, remédios, óculos sol, higiene pessoal e itens de manutenção.
– Corpo:
Itens de grande volume ou peso, que não serão acessados durante a caminhada: equipamentos de cozinha embaixo, saco com roupa e saco de dormir acima. Facão, nadadeiras e varetas ficam de pé próximo às costas. Pratos na vertical.
– Bolsos laterais:
Itens de acesso corriqueiro: lanterna, faca, pilhas, isqueiro, fitas, tesoura e ganchos. Do outro lado, guardar alimentos de consumo contínuo como barrinhas de cereal, frutas, balas ou chocolates.
– Acesso inferior:
Esta parte é utilizada com menos frequência, mas pode conter barraca dobrada de forma quadrada embaixo de tudo, chinelos e roupa molhada.
Pode parecer simples, mas na verdade é preciso prestar atenção na escolha dos itens e na montagem da mochila, pois você provavelmente irá andar com a mochila nas costas e ela precisa estar muito bem distribuída e com todos os itens que irá utilizar.