Durante uma viagem ao exterior, perder o passaporte pode causar uma dor de cabeça daquelas. Mas, você sabe o que deve fazer? Quem nunca perdeu um documento que atire a primeira pedra. Sabemos que essas coisas acontecem com frequência e por isso, precisamos estar preparado para essa situação. No entanto, quando isso acontece e você não está no seu país natal, as coisas podem se tornar um pouco mais difíceis. Mesmo assim, não há motivo para pânico. Confira abaixo o passo a passo e descubra como proceder caso você perca seu passaporte no exterior:

O que devo fazer?

Se você perdeu o seu passaporte, o mais indicado é ir até à polícia local e fazer um boletim de ocorrência. Feito isso, acesse o site do Portal Consular do Itamaraty, preencha o formulário online de solicitação de passaporte e leve-o junto com o B.O. até o consulado ou embaixada brasileira no país em que estiver para emitir um novo documento. Se a cidade tiver tanto embaixada quanto consulado, prefira o consulado. Essas representações geralmente não abrem aos fins de semana ou feriados, o que pode atrasar ainda mais sua viagem. A taxa cobrada para obter um passaporte brasileiro no exterior é o dobro da taxa para emiti-lo em território nacional, que é de R$ 257,25. O passaporte novo vem zerado, ou seja, todos os vistos que você já tiver no documento extraviado se perdem, o que pode atrapalhar se você pretendia continuar a viagem para outros países. O prazo para a emissão costuma variar de sete a dez dias úteis.

Posso viajar sem meu passaporte?

Se o seu voo de retorno ao Brasil estiver marcado para antes do término do prazo do consulado, em alguns países é possível solicitar a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Esse documento, que tem caráter emergencial, fica pronto em até três dias úteis e permite ao seu titular apenas uma viagem direta ao Brasil. Se você quiser continuar a viagem para outros países, terá que esperar o passaporte ficar pronto, pois não é possível viajar sem o seu passaporte. Se houver uma emergência, e você não conseguir acionar o consulado brasileiro do país, vale entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores por telefone [(61) 8197-2284 ou (61) 2030-6456] ou e-mail dac@itamaraty.gov.br.




Veja também

Os pratos mais deliciosos do Deville Prime Cuiabá

5 destinos da Região Centro-Oeste para você conhecer

Reserva online