A primeira pergunta a se fazer antes de comprar um notebook é: “Para qual finalidade vou usar esse equipamento? Para serviços de escritório ou para jogos, edição de imagens e vídeos? Essas questões são fundamentais para escolher o melhor produto disponível no mercado, que oferece inúmeras opções para todos os tipos de bolsos e necessidades. Segundo o especialista em soluções de informática William Silva, existem muitos modelos que vão dos mais lentos, com um preço extremamente acessível, mas com um desempenho que deixa a desejar em muitos âmbitos, aos mais ágeis e, consequentemente, mais caros. “Tendo em vista a finalidade da utilização do notebook, deve-se analisar a utilização gráfica que terá, lembrando que apenas programas de edição de imagens e vídeos, criação de projetos em 3D e jogos avançados, exigem mais dos gráficos do processador”, acrescenta. O processador é responsável direto pela qualidade do processamento de imagem. “Ele possui uma placa de vídeo integrada, que é designada à utilização de computadores que não possuam uma placa de vídeo adicional, especificamente para a finalidade de operação a ser realizada”, explica o especialista.

Guia do notebook ideal: como você vai usar o notebook?

Notebook para trabalho de escritório

Com relação ao custo benefício dessas máquinas, um processador Intel Core tem uma duração maior (sem necessitar de uma formatação ou um upgrade na máquina em curto tempo) por possuir melhor desempenho para atividades de escritório. Assim, para usuários que utilizam sistema ERP de empresas, aplicativo de e-mail, navegação na internet, utilização de planilhas e arquivos de texto e mensageiros, todos ao mesmo tempo, os processadores Intel saem na frente.

Notebook para jogos e internet

Os processadores AMD desempenham melhor quando o assunto é gráfico, sem a necessidade de uma placa de vídeo adicional. Por isso são indicados para o usuário do dia a dia, que utiliza apenas a internet e poucos aplicativos a mais, ou para aquele que gosta de jogar os jogos mais avançados, o custo-benefício da AMD parece mais interessante.

Notebook para edição de imagens e vídeos

Os notebooks da Apple, que ganharam grande destaque nos últimos anos têm um diferencial no sistema operacional e na placa mãe e no conjunto de suas propriedades são os mais indicados para quem usa o equipamento para edição de imagens e vídeos de forma profissional.

Glossário da informática

Memória RAM: pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho que armazena as informações que estão sendo utilizadas, para quando solicitadas novamente, seja executada com mais agilidade. Ou seja, se você abriu uma planilha ao ligar o computador, e ao longo do dia deixou ela fechada, ao solicitar sua abertura novamente, o computador abrirá mais rapidamente por estar armazenada na memória RAM. Velocidade do processador: é a quantidade de instruções que ele consegue executar num determinado período de tempo, geralmente medidas por segundo. 1Hz (hertz) equivale a uma instrução por segundo, considerando que MHz (mega-hertz) são 1000Hz, e GHz (giga-hertz) são 1000MHz, um computador de 3,0GHz consegue executar até 3.000.000 de instruções por segundo. Tela de LED: são equipamentos que possuem uma melhor resolução e fidelidade de cor, sem perder brilho ou mudar de tonalidades durante o período de utilização, além de economizarem mais energia pela forma com que é conduzida a eletricidade através dos micro pontos de imagem na tela. Sistema operacional: é o responsável pela interação com o usuário, seja ele em plataforma Windows, Linux ou OS X. Os sistemas Windows ganharam o mundo, sendo assim os mais difundidos, e que melhor se encaixam aos usuários finais. Já os sistemas em Linux possuem uma segurança muito maior e uma capacidade de edição, por possuírem o código aberto. O OS X, por sua vez, é o sistema operacional do Mac. Criado com base na estrutura sólida do UNIX, foi desenvolvido para aproveitar ao máximo toda a capacidade do hardware. Leia também:Ultrabook ou netbook?Usar a internet com segurança é essencial – 10 laçamentos eletrônicos que todo executivo deve conhecerRastreadores de notebooksQuando os jogos atrapalham




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online