Web Eventos

Forte de Santo Antônio Além do Carmo

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo, conhecido após a recente restauração como Forte da Capoeira, localiza-se na praça Barão do Triunfo (Largo de Santo Antônio), defendia a entrada Norte da antiga Salvador.
Remonta a uma fortificação de campanha que, quanto da primeira das Invasões holandesas do Brasil (1624-1625), deu combate ao invasor.  Posteriormente, quando da pilhagem e incêndio de navios por corsários neerlandeses no porto de Salvador (1627), essa primitiva estrutura foi reparada às pressas.
Graças à ONG Associação Brasileira de Preservação da Capoeira – Forte da Capoeira, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Turismo (SCT), é que foram disponibilizados os recursos para a recuperação e restauro do monumento, com cerca de 800 metros quadrados, um memorial alusivo aos grandes mestres da capoeira baiana (com objetos pessoais, bibliografia, fotos e vídeos) e seis salas de aula para a prática da capoeira. A estes somam-se ainda espaços para videoteca, biblioteca, oficina de fabricação de berimbaus, caxixis e pandeiros, e jardim.
Complementarmente, os capoeiristas contam com um anexo, composto de duas áreas externas de recreação, quadra poliesportiva e parque infantil, utilizados como espaços de lazer pela comunidade do local e de bairros vizinhos. Após a conclusão das obras de reforma em fins de 2006, o forte foi reaberto como Forte da Capoeira – Centro de Referência, Pesquisa e Memória da Capoeira da Bahia, instituição que tem por objetivo preservar e promover a Capoeira.

Onde (endereço): Praça Barão do Triunfo s/n – Largo de Santo Antônio – Salvador/BA
Horário funcionamento: Diariamente das 09h às 12h e 14h às 17h | Entrada gratuita
Distância do hotel para o local: 27,7 km (aproximadamente 35 minutos de carro)
Maiores informações:  https://www.facebook.com/Forte-Santo-Ant%C3%B4nio-Al%C3%A9m-do-Carmo-395775263838538/

Mais informações para quem viaja para Salvador