Web Eventos

Museu José Antônio Pereira

A casa de arquitetura rural, do século XIX, construída por volta de 1880 e abriga pertences, utensílios e móveis da época, além de equipamentos rústicos, como peças de tear, monjolo, moinho de café, entre outros objetos e utensílios pessoais.
O carro-de-boi, que simboliza o desbravamento, está intacto num galpão ao lado da casa. O museu José Antônio Pereira está instalado na Fazenda Bálsamo, terra doada pelo fundador da cidade a um dos seus filhos, Antônio Luiz Pereira. No local, a pequena casa de pau-a-pique, o silêncio só encontrado na periferia semi-rural da cidade e até mesmo em carro de boi nos remetem ainda à saga construída pelos pioneiros desbravadores do sertão.
O museu, que compreende a antiga sede da fazenda, foi completamente restaurado pela municipalidade e aberto à visitação em 1999, para festejar o centenário da emancipação administrativa da cidade. Com seu monjolo e carro de boi de imemorável data, conjunto tombado como patrimônio Histórico e Cultural da Cidade, e ainda uma escultura, que representa a família de Antônio Luis Pereira, subtraída da sólida rocha e executada pelo artista plástico Índio, um dos ícones da arte sul-mato-grossense, prestam homenagem ao fundador da futura capital.

Onde (endereço): Av. Guaicurus, s/nº – Jardim Monte Alegre – Campo Grande/MS
Horário funcionamento: Segunda à sexta-feira das 09:00 às 17:00, exceto feriados
Distância do hotel para o local: 15,5 km (aproximadamente  27 min de carro)
Maiores informações: https://www.campogrande.ms.gov.br/sectur/artigos/museu-jose-antonio-pereira/ | 67 3314-3181

Mais informações para quem viaja para Campo Grande