Web Eventos

Vou viajar ao exterior a negócios: e agora?

13 de abril de 2018

 

É fundamental se preparar para uma viagem a negócios, principalmente se ela for fora do país.

Cada vez mais as empresas vêm buscando alçar voos maiores e expandir seus negócios. Uma dessas formas é investindo no mercado internacional e, muitas vezes, uma viagem ao exterior é o primeiro passo.

Mas, e agora? Como me preparar para essa viagem?

Nem sempre essas reuniões são marcadas com muita antecedência, por isso você precisa estar preparado. Assim que tiver uma confirmação, comece a pesquisar as regras de entrada do país. Preciso de visto? Vacinas? Existem objetos não permitidos naquele país?

Não se esqueça do seu passaporte, pois é sua identificação no exterior. Se você já tem, verifique a validade, se não, corra para tirar. Vale ressaltar que os países costumam exigir que seu documento tenha pelo menos mais 6 meses de validade para te deixar entrar.

Confira mais 6 dicas super úteis para uma viagem internacional de negócios:

  1. Previsão do tempo

É sempre recomendável verificar como estará o tempo no país de destino. Afinal, você não quer ser surpreendido, né? Caso a viagem seja mais extensa, leve diferentes tipos de roupa para enfrentar uma possível mudança no clima.

  1. Bagagem de mão

Em viagens mais longas, existe a possibilidade de extravio de bagagem, e você não quer ficar sem suas coisas ao desembarcar, certo? Por isso, prepare uma bagagem de mão que comporte uma roupa de dormir, roupa de trabalho, sapato, roupa íntima, itens de higiene pessoal, além de notebook e documentos necessários para o seu compromisso.

  1. Não esqueça seus papéis

Para evitar surpresas, realize um check-list que tenha todos os papéis necessários para sua viagem correr tranquilamente. Imprima e leve em uma pasta os vouchers do hotel, aluguel de carro, itinerário de voo, telefone dos contatos de quem irá recebê-lo e endereço de todos os locais. Faça também uma lista dos documentos pessoais que precisará levar.

  1. Atente-se ao dinheiro

Antes de sair do Brasil, é preciso organizar todo o dinheiro que será necessário usar na viagem – principalmente se o destino exige um valor mínimo para ingresso no país. Faça uma pesquisa na internet para descobrir se o seu país de destino possui alguma regra nesse sentido.

  1. Sem timidez

Se você nunca foi para o exterior, uma das principais dicas é deixar de lado a timidez e ir de cabeça na experiência. Converse, conheça a cultura, troque informações e observe formas de melhorar seu trabalho, afinal, você estará em um lugar buscando crescer.

  1. Pesquise sobre a cultura antes

Mais que deixar a timidez do lado, vale a pena se aprofundar nas diferenças culturais na hora de fazer negócios entre o Brasil e o país de destino. Só em países latinos, por exemplo, que homens e mulheres trocam beijos no rosto na primeira vez que se veem – isso é visto como excesso de intimidade principalmente na Europa, América do Norte e Ásia.

Nos países orientais, é comum começar os cumprimentos com as pessoas mais velhas da reunião, geralmente com uma leve inclinação do tronco. Na Tailândia, por exemplo, é mais comum unir as duas mãos na altura do peito e fazer uma reverência com o corpo. Já em países onde a religião muçulmana é dominante, como na África Árabe e no Oriente Médio, não é bem vista uma saudação entre pessoas do sexo oposto.

Pegou essas dicas? Nós esperamos que sua próxima viagem ao exterior seja um sucesso para você e para sua empresa. Certamente essas dicas vão te ajudar muito a se preparar corretamente para essa oportunidade!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas