Dentro do ambiente profissional todos os colaboradores almejam uma promoção, certo? Saiba quais são os critérios para que ela se concretize

Depois de algum tempo de empresa, você pensa: acho que chegou a hora de pedir uma promoção para o meu chefe! Esse pensamento é muito comum em grande parte dos colaboradores, afinal, quem não deseja conseguir uma promoção no trabalho?

Entretanto, para que essa ação se concretize, é preciso prestar muita atenção, pois antes de sair pedindo uma promoção, é preciso avaliar alguns critérios para entender se é, realmente, a sua hora.

Quais são esses critérios?

Atualmente, as empresas estão se baseando nos parâmetros de avaliação de desempenho com base nas competências de cada colaborador. São elas: conhecimento, habilidade e atitude.

Pensando nessa fórmula mágica de conseguir uma promoção no trabalho, separamos algumas das exigências mais comuns que as empresas pedem aos colaboradores antes de lhes dar um cargo melhor.

Especialização

Este é o primeiro quesito exigido quando o assunto é uma promoção no ambiente corporativo. Por melhor que seja o seu trabalho, os gestores irão avaliar o nível de especialização profissional que você possui.

O primeiro ponto de uma especialização é a pós-graduação, seguido de mestrado e doutorado, além do muito comum MBA. Por isso, se almeja uma promoção, começar pensando em especializar-se é o ideal.

A hora é agora: os primeiros passos para tirar sua ideia do papel

Por que o inglês tem sido tão exigido no mercado do trabalho?

Quem viaja pela empresa tem direito a hora extra?  

Tempo de casa

Uma coisa é fato: você não conseguirá uma promoção com pouco tempo de empresa. Cargos de liderança ou que exigem um nível de comprometimento maior precisam de pessoas que possuam um tempo de casa maior.

Vale ressaltar que profissionais com mais tempo de empresa, assim como aqueles que tenham passado por mais áreas dentro da instituição, possuem mais chances de uma promoção.

Proatividade

O que é ser um profissional pró-ativo? É aquele que não precisa esperar ordens para agir, tomar decisões e realizar tarefas. Essa característica é muito valorizada pelas empresas e pelos gestores nos dias atuais.

Por isso, ser pró-ativo é uma forma de mostrar capacidade de trabalho e confiança em suas atitudes, algo extremamente importante para promover um profissional.

Produtividade

A produtividade está diretamente relacionada aos números, ou seja, ao quanto a empresa, o colaborador, o setor e a equipe produzem. Hoje em dia, aquele que se destaca por ser muito produtivo é, com certeza, muito valorizado dentro do ambiente profissional.

Dessa forma, aquele que for um funcionário produtivo certamente será muito bem-visto dentro da estrutura organizacional.

Essas são as principais características que todo profissional deve ter antes de pedir uma promoção. Caso seus números não sejam compatíveis com o que é exigido hoje no mercado, é muito difícil que essa promoção se torne realidade. Por outro lado, caso todos os aspectos acima se encaixem no seu momento profissional, vá em frente e busque um crescimento dentro da empresa onde você atua!




Veja também

Tarifa Especial: Deville Business Curitiba

Saiba como guardar dinheiro em três passos simples

Reserva online