É fato conhecido que a postura corporal influencia muito na comunicação, tanto em ambientes pessoais quanto em profissionais. Léa Albuquerque, atriz, produtora, professora de teatro, terapeuta holística e arte terapeuta, traz algumas dicas para você analisar a postura no trabalho e sua linguagem corporal. “Dentro do ambiente de trabalho, você deve ter uma postura com a coluna reta, demonstrando segurança. Quando fica com a coluna reta e os pés paralelos, um ao lado do outro, mesmo sentado, você coloca a sua postura em alerta. Dessa forma, quem olhar pensará: ‘Essa é uma pessoa segura’”, esclarece. Allan e Barbara Pease, autores do livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, esclarecem que 93% da comunicação humana é feita com o uso de expressões faciais e linguagem corporal. A terapeuta exemplifica: “Quando cruza os braços ao ouvir alguém de quem não gosta muito, você demonstra estar em posição de defesa. Agora, se estou apresentando um projeto, manter os braços cruzados pode passar a sensação de dúvida, de que eu não tenho certeza do que estou falando”. Confira outras posturas que podem criar interpretações negativas: • Ombros caídos ou coluna arcada para dentro podem causar a impressão de que a pessoa está cansada ou de que há algo errado; • Braços e pernas cruzadas passam insegurança. “Eu não consigo passar segurança para alguém se meu corpo está em desequilíbrio”, complementa Léa; • Ficar se movimentando de um lado para outro ou gesticular muito tira a energia da sua fala. Esses movimentos puxam a atenção das pessoas e, por consequência, ninguém prestará atenção ao que está sendo dito.  

Postura correta e atitude positiva

Para passar uma postura mais positiva, a grande dica é atentar à respiração. “Quando chego ofegante para falar com alguém, parece que estou desesperada. Se chego falando pequeno, mansinho, a mensagem não chega. Por isso, respire e fale! Tenha confiança e consciência sobre aquilo que está falando”, explica a arte terapeuta. Léa explica que preparação e concentração são grandes aliados em qualquer situação. “A respiração é o nosso ponto de equilíbrio. Muitos alunos do Teatro Terapêutico têm medo de falar, de estar em frente ao público, de não saber o que dizer e ficam nervosos. Ninguém jamais irá colocá-lo em uma peça de teatro se não estiver com o texto decorado, da mesma forma que você não deve fazer uma palestra sobre um assunto que não domina. Se está nervoso, respire e fale calmamente. Você continuará nervoso, mas pelo menos fisicamente o corpo estará relaxado”, detalha. Para ter uma postura mais positiva e segura no trabalho, siga as seguintes dicas: • Respire e fale calmamente; • Mantenha o corpo centrado e equilibrado, com a coluna e os ombros eretos, mesmo sentado; • Tenha sempre os pés firmes no chão; • Tenha consciência do que precisa falar; • Mantenha a cabeça sempre no mesmo nível que a outra pessoa. Nunca fique de cabeça baixa, mas também não fique com o queixo elevado; • Olhe nos olhos das pessoas. Demonstre atenção ao falar e ouvir; • Articule bem ao falar. Imagine as ondas sonoras de sua voz chegando ao fundo da sala. Assim, sua comunicação será mais clara e melhor compreendida; • Faça exercícios de respiração, como yoga e meditação. Eles ajudam muito a aumentar o foco em si e a centrar a mente e o corpo.  

Relaxe respire e alongue

Para finalizar, Léa Albuquerque recomenda: “Relaxe o corpo. Alongue braços, ombros e pernas. Solte o quadril e o pescoço. Há vários alongamentos que podem ser feitos com o corpo parado. Durante aqueles quinze minutos antes de entrar em uma palestra, respire, mova os ombros para trás, mexa o quadril, solte as pernas e os braços e trabalhe a respiração. Alongue a musculatura. Solte a tensão que está no corpo. E, muito importante, fale calmamente”. Siga esses passos e com certeza terá mais segurança e clareza em sua comunicação.  

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