Black Friday Deville

00   Dias  
  Horas  
  Mins  
  Segs  

Dentro do ambiente de trabalho, uma das formas de ser mais produtivo é organizar e dividir muito bem o seu tempo. Mas, como fazer isso?

Nós sabemos que cada vez mais o mercado de trabalho exige uma grande quantidade de tarefas em pouco tempo, certo? Por conta disso, inúmeros profissionais acabam não conseguindo dar conta de todas as demandas em um único dia. Em alguns casos, essa massiva produtividade é realmente impossível, porém, ao organizar muito bem seu tempo no trabalho, é possível entregar um trabalho de qualidade.

Um dos grandes erros de todos os profissionais é não ter uma preparação inicial para o seu dia a dia no serviço. Quando isso acontece, é natural que ocorra um gasto de tempo desnecessário em demandas que nem sempre exigem a quantidade de horas trabalhadas. Saber otimizar a quantidade de tarefas e o tempo que se leva em cada uma é um dos grandes segredos. 

É hora de organizar o seu tempo no trabalho

Geralmente, sem contar horas extras, a grande maioria dos trabalhadores realiza uma jornada de 8 horas por dia dentro do ambiente de trabalho, com 1 hora de almoço. A parte da manhã é sempre mais curta e a tarde um pouco mais extensa, isso também é fundamental para entender o seu tempo dentro do local de trabalho.

Faça um checklist diário

Antes de começar a realizar suas tarefas, uma dica muito importante é realizar uma lista das necessidades diárias, separando as demandas em ordem de prioridade e urgência. Lembre-se que urgente é algo que não pode esperar e prioridade são demandas que devem entrar na frente daquelas menos importantes.

Ao fazer essa separação, procure estipular um tempo para cada demanda. Nesse momento, você irá perceber a quantidade de horas que precisa dedicar em cada um dos casos e, assim, poderá começar o seu dia dedicando-se àquelas que pedem mais urgência e mais tempo.

Leia mais:

Como preparar uma reunião?

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Como fazer reuniões mais produtivas e menos desgastantes

Não esqueça das reuniões

É muito comum em todo tipo de trabalho você ter inúmeras reuniões semanais, por exemplo. Procure organizar a sua agenda para que essas conversas não atrapalhem a sua produção. Além disso, sempre que receber o convite para uma reunião, atente-se ao horário de término e, junto com os demais profissionais, procure respeitá-lo. Dessa forma, além de otimizar o seu tempo, você garante uma reunião mais produtiva.

Lembrando que, ao chegar todos os dias, você deve colocar as reuniões junto com o checklist das tarefas, pois assim você saberá quanto o que realmente poderá fazer naquele dia.

Faça pausas!

Absolutamente ninguém é capaz de manter o nível das atividades diárias sem ter um tempo para respirar, tomar um café e descontrair com os demais profissionais. No momento em que perceber que realizar suas tarefas está mais difícil do que o normal, talvez seja a hora perfeita de fazer uma pausa consciente.

Vale lembrar que esse descanso deve ter no máximo 15 minutos de duração, sendo o tempo suficiente para refrescar as ideias e continuar a produção. Embora aqui estejamos falando para “dar um tempo” das tarefas, essa é uma ótima forma para produzir algo melhor do que seria se tivesse que forçar a realização da demanda.

Cuidado com as distrações

Nós sabemos que hoje em dia é muito difícil ficar longe das redes sociais, certo? Muitas vezes, o trabalho é até realizado com essas próprias ferramentas. Porém, é importante entender o limite entre o uso consciente e necessário de algo que está atrapalhando sua produtividade e minando o seu tempo de trabalho. Evite utilizar o celular e as redes sociais de forma constante.

Além disso, tome cuidado com as distrações tradicionais, como conversas paralelas, música em excesso e aquela pausa consciente com mais tempo do que o necessário.

Já conseguiu otimizar o seu tempo? Essas são dicas simples e que cabem em qualquer tipo de trabalho. Por isso, sempre que puder aplique isso no seu dia a dia e faça seu tempo render mais e melhor.




Veja também

Fim de semana em Salvador: 5 dicas para curtir a cidade

Setor aéreo tem ritmo de recuperação mais rápido do que o esperado

Reserva online