Guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa simples, certo? Porém, começar estabelecendo um objetivo é o primeiro passo para conseguir economizar. Entenda

Seja para objetivos a curto, médio e longo prazo, economizar dinheiro nunca é algo fácil. Existem inúmeros percalços que acabam atrapalhando os nossos planos e, muitas vezes, nós também acabamos nos sabotando na ideia de guardar dinheiro.

Porém, existem alguns passos simples e funcionais que podem te ajudar a evitar esse problema e conseguir guardar dinheiro. Por isso, nós separamos três dicas fundamentais que te colocam em sintonia com os seus sonhos e metas.

Vamos guardar dinheiro?

Antes de entrarmos nos três passos principais, é preciso dizer que não há uma fórmula mágica! Para conseguir ter uma reserva você deve cumprir esses passos e ser fiel ao que você deseja, seja uma viagem, comprar uma casa, carro ou trocar de celular. Vamos às dicas?

3. Crie seus objetivos

Essa é a dica mais simples, mas também a mais necessária! Porém, é preciso que você saiba como olhar para os seus objetivos. Uma das partes mais importantes desse passo é entender qual a importância dessa meta, qual estratégia você está adotando para chegar nela e o que você está disposto a fazer para alcançá-la. 

Depois disso, a primeira coisa a se fazer é traçar um plano e estipular um tempo para alcançar esse objetivo, sendo sempre realista! Nesse ponto, você precisa entender quanto pretende desembolsar futuramente e quanto pode gastar mensalmente para ter a quantia desejada. Não se preocupe com o valor atual, pois é melhor um pouco do que nada. Tente aumentar todos os meses, abrindo mão de algumas despesas extras ou conseguindo alguns freelas, mudando de emprego ou bicos em outras áreas.

Não esqueça nunca de revisar o seu plano! Não importa a estratégia que adotar, todo plano ao longo do tempo precisa de alguns ajustes para atingir o objetivo principal.

2. Guarde seu dinheiro corretamente

Seu dinheiro terá um valor muito menor se você não souber como guardá-lo. Lugares como título de capitalização ou poupança, por exemplo, podem parecer uma boa opção, mas não são! O rendimento é muito baixo e seu dinheiro não evoluirá o tanto que deseja.

Porém, nós sabemos que existe um linguajar difícil e certo receio de aplicar em investimentos realmente rentáveis, como o Tesouro Direto, por exemplo. Entretanto, vale a dica que para que um investimento desse porte seja vantajoso, é preciso que a rentabilidade esteja acima da inflação, que as taxas de administração e carregamento estejam perto de 0 e que o Imposto de Renda cobrado sobre o investimento não seja tão abusivo. 

1. Saiba o valor do seu dinheiro

É muito importante identificar o valor do seu próprio dinheiro e como ele facilita a corrida na busca dos seus sonhos. Sabendo o que é essencial em sua vida, fica muito mais fácil cortar despesas que não agregam nada para você. 

Veja bem! Momentos importantes precisam ser celebrados, mas você pode muito bem balancear os gastos para reduzir as despesas e ainda assim aproveitar da mesma forma. Por isso, a principal questão aqui é entender como você vai lembrar-se disso diante de inúmeras tentações diárias.

A resposta para isso é lembrar-se do seu objetivo e o quanto um gasto exacerbado pode te afastar disso.

E aí, gostou das nossas dicas? Elas são simples e fáceis para quem deseja guardar dinheiro de forma rápida e atingir os objetivos necessários. Se você quer mais dicas sobre esse assunto, o canal do YouTube “Me Poupe!”, comandado por Nathalia Arcuri, possui inúmeros vídeos que podem ajudar ainda mais. Vale muito a pena!




Veja também

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Os destinos desconhecidos mais incríveis da América Central

Reserva online