Quando tratamos de negócios, todo esforço é significativo. Saiba como apresentar sua empresa com inteligência e conquistar futuros clientes

Quando você é empreendedor, é necessário estar pronto para apresentar sua empresa a qualquer momento. De forma atraente e encantadora, você pode conquistar clientes em conversas rápidas de 5 minutos ou em discursos longos em grandes palcos e eventos.

Por isso, treine e esteja preparado sempre! Cada apresentação pode ser decisiva para os negócios, a fim de que sua empresa seja percebida e notada, demonstrando capacidade de comunicação dos empreendedores, uma das habilidades fundamentais para qualquer negócio.

Um dos aliados para apresentação do seu negócio, de forma rápida e eficiente, é o discurso pitch, ou “discurso de elevador”. Consiste em uma apresentação de 2 a 3 minutos com muita dinâmica, simulando um encontro rápido, onde o empreendedor deve “vender” sua ideia de forma clara, em um curto espaço de tempo.

O discurso pitch na apresentação

  1. Faça uma pergunta no início, como por exemplo, “você conhece…” ou “você sabia que…” para verificar o conhecimento popular sobre seu assunto e direcionar o cliente para seu foco.
  2. Não perca seu tempo falando o óbvio. Atente-se ao essencial e fundamental do seu negócio.

  3. Não tente explicar todo o seu negócio. Apresente pontos objetivos e cruciais da sua empresa, fazendo com que a pessoa se interesse pelo seu trabalho, a fim de que, posteriormente, procure mais informações.

  4. Verifique a linguagem ideal para atingir o público que você está se comunicando. É para um público leigo? Trabalhador da área de marketing? Economistas e financeiros? Assim que você entender com quem você está falando, irá direcionar suas informações e modo de falar para que atinja com sucesso o objetivo.

  5. Um dos pontos mais importantes: deixe seu material e contato, ficando à disposição para futuros negócios. Tenha seu cartão de visitas em mãos e folders institucionais, com informações relevantes sobre sua empresa.

Para finalizar, não monopolize a conversa. É importante que o diálogo com o futuro cliente aconteça, para que ele exponha suas opiniões e ideias para uma futura parceria.




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