Congresso, convenção, seminário: saiba diferenciar os diversos eventos diferentes realizados no mercado de trabalho

Você certamente já participou, quis participar ou ouviu falar de eventos corporativos – o mercado de trabalho está cheio de convenções, seminários e congressos. Mas você sabe para que cada um serve? Quais são os objetivos de cada e o que se espera dos participantes? Aqui estão as diferenças e as principais características dos principais eventos corporativos:

Congressos

Um congresso é um super evento. Ele reúne vários tipos de tarefas, como palestras, seminários e grupos de trabalho, dedicadas a debater e apresentar novidades dentro de um segmento específico. É um evento restrito normalmente a categorias de profissionais, como vendedores, gerentes, médicos, engenheiros, etc. Ocorre durante um tempo determinado, geralmente uma semana, e todas as atividades giram em torno de um tema. O objetivo, normalmente, é enriquecer o conhecimento dos participantes sobre este tema.  

Seminários

Seminários, por sua vez, comportam sequências de apresentações de profissionais especializados. A participação do público é grande, mas não há muito espaço para opiniões divergentes. O que se espera destes eventos é que o público adquira conhecimento vindo das pessoas convidadas para fazer as apresentações..

Convenções

Convenções são parecidas com os congressos, mas possuem alguns pontos importantes que as diferem daqueles. Nas convenções, por exemplo, espera-se uma participação muito mais ativa dos participantes. Por esse caráter interativo, são eventos muito comuns entre colaboradores da mesma empresa, já que cria um ambiente de envolvimento. Convenções também podem girar em torno de um lançamento de algum produto, algo frequente em empresas focadas em vendas. Outra característica das convenções é oferecer prêmios aos profissionais mais destacados da empresa, além de serem normalmente realizadas longe do local de trabalho, como uma cidade turística ou um cruzeiro. 

Simpósios

A principal característica dos simpósios é o debate de ideias a respeito de um determinado tema. Estes debates não ocorrem diretamente: há sempre um moderador, que tem a função de apresentar os convidados, ouvir a explanação e, como o nome sugere, moderar a discussão, instigando, perguntando e conduzindo a conversa. Há participação do público através de perguntas, que são enviadas para a mesa e respondidas pelos participantes.

Feiras

Feiras corporativas são eventos realizados com o objetivo de criar e fortalecer contatos. Normalmente, diversas empresas participam expondo produtos, serviços ou novidades em stands de exposição. Feiras podem conter outros eventos, como congressos ou palestras, que tenham relação com a temática. 

Estes são alguns dos principais eventos do mundo corporativo, mas existem ainda outros vários tipos, cada um com suas características próprias, como mesas-redondas, workshops, treinamentos, etc. Os Hotéis Deville possuem estrutura de ponta para receber eventos corporativos. Visite nosso site e confira!




Veja também

Rally dos Sertões começa em Campo Grande

Vai começar a MEGA PROMO Deville!

Reserva online