Dicas para aumentar a sua produtividade Quantas vezes você se distrai no trabalho? Ou acha que alguma tarefa não está indo para frente? Diversos estímulos externos podem atrapalhar a produtividade e saber lidar com eles é um desafio para muitos profissionais. Para isso, um cronograma de ações pode contribuir para não perder o foco do objetivo. Problema x Solução A coach licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, Richeli Sachetti, explica que o primeiro passo é parar de focar no problema e pensar na solução. “Você pode escolher o lado negativo e justificar as coisas que dão errado ou partir para a ação – o que vai te trazer os resultados”, diz. Defina prioridades Definir prioridades é um passo relevante para aumentar a produtividade. Por isso, é importante se programar com as tarefas e deixar de apenas apagar incêndios, isto é, aquelas entregas urgentes. “Se eu desejar algo a mais, como mais produtividade, tenho que acrescentar novas tarefas que vão me levar ao objetivo que procuro, como estudar determinado assunto”, destaca a coach. richeli-sachetti Visão sistêmica Richeli também afirma que é importante ter uma visão sistêmica, de saber a reação de cada ação. Isso deixa a pessoa em harmonia, o que transforma o estresse do trabalho, muitas vezes negativo, em uma forma positiva de estímulo. “Buscar ações novas causa a liberação de adrenalina e você se sente mais produtivo. Com isso, busca sempre fazer mais e melhor”, conta Richeli. Internet x Trabalho A internet se tornou uma solução e um problema. O acesso fácil a informações facilita que o profissional se mantenha atualizado, mas também acaba sendo uma distração constante. Muito vai da força de vontade pessoal, mas o consultor e professor de estratégias de comunicação e marketing Mario Persona dá algumas dicas do que ele faz para não se perder na rede: – Evite olhar sua caixa de entrada a cada cinco minutos, a não ser que esteja esperando algo importante; – Se ficar conectado a programas de mensagens rápidas, selecione a opção “Estou trabalhando” ou fique no invisível; – Foque no início das notícias. Geralmente elas são escritas com a técnica da pirâmide invertida, em que a principal informação está no título, chamada e primeiro parágrafo; – Envie e-mails para si mesmo. Quando encontrar algo de interessante na internet que não é relevante para seu objetivo imediato, mande um e-mail como lembrete de visitar o link posteriormente; – Use respostas padrão. Quanto maior a rede de relacionamentos, maior o número de respostas iguais que damos. Identifique similaridades e crie respostas salvas como assinaturas alternativas. Assim você ganha tempo ao invés de escrever a mesma coisa várias vezes; – Aplique o princípio de Pareto. Sabe como funciona? Segundo ele, 80% das consequências vêm de 20% das causas. Ou seja, 20% do que você recebe vai ser responsável por 80% do valor agregado ao seu trabalho, conhecimento ou relacionamentos. Tente identificar as informações que cabem nessa pequena parcela e dê prioridade a elas. mario-persona




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